Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

26 de julho de 2006

Mais de 200 pessoas buscaram orientação para parar de fumar

Durante cinco noites, uma média de 220 pessoas por noite acompanharam atentas e, por muitas vezes, chocadas, as informações trazidas pelo membro do Grupo Assessor do Ministério da Saúde, João Batista da Costa, sobre o fumo e seu poder de devastação no organismo humano.
Foi mais uma bem sucedida iniciativa do Hospital de Caridade Notre Dame e seu Conselho Comunitário, com apoio da Secretaria Municipal da Saúde, visando ajudar as pessoas que fumam e têm vontade de parar, no entanto, têm dificuldade de tomar a decisão ou manter-se longe do cigarro. A indicação do palestrante foi do diretor Clínico do HC-ND, Dr. Anaor Aguiar, que tem pautado sua vida profissional na luta contra a dependência do álcool e do fumo.
Realizado de 17 a 21 de julho, o curso trouxe informações, imagens de doenças causadas pelo cigarro, João Batista trabalhou com a motivação individual para lutar pelo fim da dependência e orientou como proceder para a desintoxicação.
Na avaliação da Irmã Marli Slaveiro, chefe de Enfermagem do Hospital de Caridade ND, o número de pessoas que participaram surpreendeu: “Percebemos o quanto as pessoas estão carentes nesta área, em busca de apoio. A angústia as trouxe para o curso e, agora, precisamos oferecer suporte para que passem pelo pior período, o da abstinência”. Por isso, ficou a sugestão de ser formada uma comissão para implantar um grupo de apoio a quem deixa de fumar. Colocaremos uma pessoa representando o Hospital, precisaremos de alguém da Secretaria Municipal da Saúde e de , pelo menos, cinco voluntários”, sugeriu Ir. Marli. A proposta é atuar como os grupos de apoio a diabéticos, hipertensos, alcoólicos e de reeducação alimentar.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir