Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

14 de setembro de 2006

Mini-museu guarda história dos usos e costumes dos gaúchos

Com a chegada da Semana Farroupilha, as visitas ao Mini Galpão Crioulo Estância do Rio Grande de propriedade do casal Adão Benevenuto dos Santos e Eva dos Santos foram intensificadas.
Localizado no bairro Industrial, na rua Ceará, nº 595, o mini museu, como é conhecido, abriga mais de 80 peças e objetos antigos, de uso caseiro e campeiro. São dezenas de cuias, bombas, máquinas de costura, fogareiros, lampiões, estribos, relhos e outras peças, além de cédulas e moedas do século passado, nacionais e internacionais.
Todos os objetos doados por amigos, vizinhos e parentes, são guardados com muito zelo pelo casal, que faze questão de manter viva a história e o valor de cada uma das peças. Durante as visitas ao museu, os visitantes conhecem a época em que o objeto foi fabricado e sua utilidade, além de ouvir uma bela história contada por Adão dos Santos, que narra um fato exemplificando o uso de tal peça.
Adão lembra que as peças não são guardadas pelo seu valor financeiro, mas por seu valor histórico e cultural. “Quando os mais velhos morrem, muitas coisas são deixadas de lado, os mais novos não compreendem seu valor e acabam por jogar fora ou deixar de lado até que o tempo se encarregue de destruir o objeto”, lamentou Adão dos Santos.
O galpão está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir