Passo Fundo/RS: Tempestades
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Tempestades
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

13 de julho de 2009

Difusão de tecnologia começa com capacitação

A utilização de softwares, equipamentos eletrônicos e dados estatísticos a partir de máquinas agrícolas mais sofisticadas está obrigando produtores e profissionais ligados à área agrícola a buscar o novo conhecimento. O argumento mais forte é o resultado, assim como ocorreu com o plantio direto: redução de perdas e o aumento da produtividade trouxeram de roldão a preservação ambiental. Para utilizar a nova tecnologia oferecida por maquinas, veio a capacitação e, depois, a adaptação.
O assessor de Geotecnologia da Emater, Rudimar Petter, organizou a participação de técnicos das regionais da Emater no curso ministrado na Stara, de 6 a 9 de julho. A atividade faz parte da preparação para tornar acessível às famílias rurais a tecnologia que reduz custos de produção, reduz o impacto ambiental e aumenta a produtividade.
Os resultados de quase nove anos de pesquisas do Projeto Aquarius chegaram finamente aos ouvidos dos produtores e eles estão atrás desta nova tecnologia, por mais difícil que pareça entendê-la e adotá-la. O coordenador do Centro de Difusão da Stara, Ricardo Dellamea, afirmou que o limite da difusão da tecnologia está nas pessoas, por isso é muito importante a iniciativa da Emater em formar um primeiro grupo. Em 2008 a Stara orientou 350 pessoas, todas ligadas a revendas de máquinas no Brasil. Em 2009 já soma 140 os que buscaram o conhecimento. A Stara conta com 50 técnicos capacitados para a difusão no Brasil e na América.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir