Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

30 de julho de 2009

Pintura realista atrai 25 mil pessoas ao Museu de Arte do Rio Grande d

Vinte e cinco mil pessoas já visitaram a exposição Arte na França 1860-1960: O Realismo, exibida no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) desde o dia 14 de julho. É uma oportunidade para conhecer obras de artistas consagrados, expostas pela primeira vez no Estado e que retratam o movimento artístico e cultural desenvolvido na segunda metade do século 19. O realismo sucedeu o romantismo e deu à arte uma abordagem humana mais objetiva, marcada por temas sociais e políticos - entre eles, a miséria, a exploração e a corrupção. Também fez parte do movimento a corrente naturalista, seguindo a mesma linha de objetividade, mas sem a tendência ideológica.
Arte na França 1860-1960: O Realismo faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil. Reúne 140 obras criadas no período em que o realismo se afirma na arte francesa e passa a influenciar o panorama cultural internacional, até o momento em que a arte feita nos Estados Unidos conquistou o mundo. A exposição inclui ainda trabalhos de diversos movimentos e escolas, abordados sob a perspectiva do realismo.
Apresentadas em ordem cronológica, as obras formam um percurso pelos dois andares do museu. Lá estão telas de Courbet, Monet, Van Gogh, Degas, Renoir, Picasso, Cézanne, Balthus, Millet, Dérain, Miró, Dalí e Manet, além de brasileiros como Cândido Portinari, Almeida Júnior e Iberê Camargo.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir