Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

3 de maio de 2012

Oportunidade gerada pelo conhecimento

O primeiro curso técnico em Agricultura de Precisão do Brasil teve início em 2011 em Não-Me-Toque,e segue com duas turmas – uma cursando o terceiro e outra o primeiro semestre. Se no início do ano passado a expectativa em relação ao curso era grande, hoje a perspectiva de um futuro promissor para os alunos é cada vez mais concreta, uma vez que grande parte dos alunos já está empregado.
O curso é uma extensão do Instituto Federal Farroupilha e foi implantado em Não-Me-Toque através das secretarias de Desenvolvimento e de Educação, com o apoio das indústrias e cooperativa do município, pois a agricultura de precisão está mudando o atual cenário agrícola e a necessidade de profissionais qualificados é cada vez maior.
Segundo o engenheiro agrônomo e professor da disciplina de Máquinas e Ferramentas em Agricultura de Precisão, Robinson Barboza, este é um curso de muita importância para a região, uma vez que as empresas de implementos agrícolas das redondezas investem cada vez mais em equipamentos e tecnologia nesta área, precisando de profissionais que conheçam o processo da agricultura de precisão.
- O aluno aprende em sala de aula e nas aulas práticas a técnica da agricultura de precisão em máquinas e também o porquê da utilização de determinada cultura e manejo - explica, ressaltando que a nova tecnologia é feita em cima de estudos com a utilização de GPS e outros equipamentos, que visam um resultado mais preciso de cada pedaço de terra em relação às condições químicas e físicas do solo, diminuindo os custos do produtor com aplicação de produto desnecessário e aumentando o uso do mesmo onde haja mais necessidade.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir