Sexta-feira, 20 de Maio de 2022
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
15°
9°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo limpo
Ao Vivo:
Agronegócios

Coprel inaugura subestação de Energia Ibirubá 2

Coprel inaugura subestação de Energia Ibirubá 2
Jânio Stefanello, presidente da Copre, e o vice-governador Beto Grill inauguraram a subestação na tarde de sexta-feira (14)
14.12.2012 18h49  /  Postado por: upside

Jânio Stefanello, presidente da Copre, e o vice-governador Beto Grill inauguraram a subestação na tarde de sexta-feira (14)

 

 

 

Jânio Stefanelo reuniu para tratar de resultados, investimentos e metas para o próximo ano

 

Almir Gorgen, conselheiro da Coprel, participou com a esposa Juliana

 

Beto Grill, vice-governador, tirou o chapéu para a Coprel

 

Subestação Ibirubá 2 vai fomentar crescimento industrial na região

Coprel investiu R$ 5 milhões na transmissão da energia que gerada

Faltando exatamente um mês para comemorar 45 anos, a Coprel realizou três importantes eventos nesta sexta-feira, dia 14 de dezembro. Conselheiros, imprensa, lideranças regionais e estaduais, colaboradores e cooperantes acompanharam a Inauguração das obras da nova Subestação de Energia Ibirubá 2 – Coprel e os outros eventos realizados nesta sexta-feira.

Resultados, investimentos e metas para o próximo ano foram estudados em reunião com os conselheiros consultivos. A Coprel possui um modelo de governança que estimula a participação dos cooperantes. Para se aproximar de todas as regiões onde atua, são realizadas reuniões nos municípios, onde, além de apresentar o trabalho da cooperativa, é feita a escolha dos líderes para compor o Conselho Consultivo. E a cada ano, estes líderes e seus cônjuges participam de um processo que avalia o andamento das atividades da Coprel, programas sociais, resultados e investimentos. Ao todo, mais de 300 líderes reunidos auxiliam no planejamento estratégico da cooperativa para o próximo ano.

O encontro de 2012 foi realizado dia 14 de dezembro, pela manhã, na Coprel. Na recepção aos conselheiros, foram realizadas avaliações médicas. Após, iniciou a reunião, conduzida pelo presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, que apresentou um resumo de todas as ações da cooperativa no ano. As sugestões dos conselheiros para a cooperativa foram expostas em um momento dinâmico, com a divisão dos participantes em grupos de trabalho que pensam e propõem ações que norteiam o futuro da cooperativa. Além dos conselheiros(as),  os cônjuges são convidados, e participam ativamente da reunião. O entendimento da cooperativa, ao fazer o convite ao casal, é buscar as diferentes percepções, tanto dos homens como das mulheres, para adaptar as formas de atendimento e comunicação de modo a cada vez mais aproximar e proporcionar um relacionamento de confiança entre a Coprel e seus cooperantes.

O próximo encontro dos conselheiros consultivos ocorre em fevereiro do próximo ano, em preparação para a Assembleia Geral Ordinária da Coprel, realizada anualmente no mês de março.

***

Em um evento voltado à imprensa regional, também na manhã desta sexta-feira, a Coprel apresentou a nova identidade visual, o novo slogan e peças publicitárias para mídia impressa e radiofônica. O conceito e a linha criativa adotados para as peças foram pensados a partir do trabalho da cooperativa, que ao levar energia às comunidades, gera transformação. Por isso, o slogan “Energia que Transforma a Vida” foi escolhido para ilustrar a campanha institucional 2013/2014. A nova campanha também marca a passagem dos 45 anos de fundação da Coprel – que serão celebrados em 14 de janeiro de 2013.

***

As atividades culminaram com a inauguração da subestação de Energia Coprel Ibirubá 2. A obra é resultado de um investimento investimento de 7 milhões e 290 mil reais. Autoridades e lideranças da região e do Estado, conselheiros, imprensa e colaboradores da cooperativa participaram da solenidade oficial de inauguração da Subestação de Energia Ibirubá 2 – Coprel, na tarde desta sexta-feira.

A obra, situada às margens da ERS 223, no km 48, foi lançada em novembro de 2011. Durante sua construção, gerou cerca de 100 empregos diretos e 300 indiretos. A nova subestação tem potência de 20 MVA e tensão de 69/13,8kV. Também foram construídos 21,8km de redes troncais trifásicas que partem da subestação e conectam quatro novos alimentadores. Dentre a extensão total de novas redes de distribuição, 5,5km são de rede compacta. Um investimento feito pela cooperativa para aumentar a confiabilidade no fornecimento de energia elétrica, já que a rede compacta exige menor intervenção de manutenção e reduz os índices de desligamentos não programados, por não interromper o fornecimento no caso de galhos de árvores encostarem na rede, por exemplo. Sobre a Subestação, o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, afirma: “Maior disponibilidade de carga, melhoria nos níveis de tensão e aumento significativo da confiabilidade do sistema são os principais benefícios da obra, que atende ao crescimento do agronegócio, da agricultura familiar e do setor industrial”. O investimento na subestação e em expansão de redes de distribuição teve um percentual de 79,15% financiado pela Caixa, com recursos do BNDES.

Ao entrar em operação, a Subestação de Energia Coprel Ibirubá 2 assegura a confiabilidade do sistema elétrico que atende a mais de 6 mil cooperantes de Ibirubá, Quinze de Novembro, Fortaleza dos Valos, Selbach, Colorado e Saldanha Marinho. “A Coprel sente as necessidades das comunidades e direciona seus investimentos para atender a seus cooperantes, seja nas propriedades rurais, cada vez mais demandantes de energia, na urbanização, ou nas indústrias que estão se instalando na promissora região do Alto Jacuí”, finaliza Stefanello.

Autoridades presentes no evento: Direção, conselheiros e colaboradores da Coprel Cooperativa de Energia, Governador em exercício do Estado do Rio Grande do Sul Beto Grill; Deputados Federais Beto Albuquerque, Elvino Bohn Gass, Giovani Cherini, Luis Carlos Heinze; Deputado Estadual Pedro Westphalen, Secretário Adjunto da SEINFRA Claudemir Bragagnolo; Presidente da OCERGS Vergilio Frederico Perius; presidente do Sindicooper Iloir de Pauli; Presidente da AMAJA, Vice-Presidente da Famurs e Prefeito de Quinze de Novembro Clair Tomé Kuhn; Prefeito de Ibirubá Carlos Jandrey; Prefeito de Tapera Ireneu Orth; Prefeito de Fortaleza dos Valos Ari Pegoraro; vereadores, secretários municipais e prefeitos eleitos dos municípios de toda a região, presidentes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais e Sindicatos Rurais da região e empresários das empresas que serão atendidas pela nova subestação.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Página Inicial e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir