Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

2 de janeiro de 2013

Livro conta história da Escola Marcílio Dias

Enio Schroeder e Ronei Raber, da Cotrijal, prestigiaram lançamento do livro “Marcílio Dias, trabalho dos professores Casemiro Seelig e Susane Weiler Ulrich (Foto Cotrijal)

Em solenidade realizada na noite de 27 de dezembro, a comunidade de São José da Glória, Victor Graeff, conheceu o livro que conta a história da Escola Municipal Marcílio Dias. A obra apresenta os 61 anos de trajetória educacional da escola, com depoimentos e fotografias históricas.

O trabalho de pesquisa foi realizado pela professora Susane Weiler Ulrich e a direção e a coordenação ficou a cargo do professor e diretor da escola, Casemiro Seelig.

A ideia da obra iniciou quando a direção e professores buscou descobrir a data de fundação da escola. Com o andamento da pesquisa, surgiu a proposta de registrar toda a história em um livro. A professora e editora do livro Susane Ulrich afirma que não foi fácil conseguir informações dos primeiros anos da escola.

- Foram muitas horas dedicadas para conseguir finalizar essa obra. Além dos registros, procuramos pessoas que nos ajudaram com depoimentos, buscamos no arquivo da Prefeitura de Carazinho e fizemos o levantamento de 1930 a 1954 a procura de documentos que pudessem registrar informações da nossa escola. Encontramos muito material, mas infelizmente não especificamente da Marcílio Dias. Só a partir de 1951 começaram aparecer registros da nossa escola – relata Susane Ulrich.

O diretor da escola e coordenador do livro Casemiro Seelig afirmou que o livro só se concretizou com a boa vontade dos envolvidos no projeto.

- Foi um trabalho árduo. Não foi fácil, inclusive não tivemos subsídios. Foi só na boa vontade e na confiança. É um orgulho poder anunciar oficialmente que a Marcilio Dias foi fundada no dia 27 de abril de 1951. Podemos dizer hoje que a escola tem seu registro histórico – ressaltou Seelig.

Serão distribuídos de forma gratuita à comunidade escolar e regional 500 exemplares do livro que teve o apoio da Cotrijal, da Câmara de Vereadores de Victor Graeff, da Comercial Lavoro, do Programa União Faz a Vida e da família de Carmo e Cristiano Ulrich.

O educandário atende alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental da comunidade de São José da Glória e arredores. (Fonte: Poliana Glienke)

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir