Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Estacionar em local determinado contribui para a organização do trânsito

18 de janeiro de 2013

Estacionamento específico para motos organiza o trânsito da cidade

Estacionar em local determinado contribui para a organização do trânsito

O motociclista que circula no centro da cidade e procura uma vaga para estacionar deve procurar vagas especifica para motos. Não se trata de alguma lei ligada ao assunto, mas sim da visão de pessoas que possuem conhecimento e informação sobre o tema.
O fato de não estacionar em uma das vagas demarcadas não resulta diretamente em multa e nem pontos na carteira de habilitação, mas também não ajuda. Com o aumento da frota de veículos o município decidiu estabelecer espaços especifico na Avenida Alto Jacuí, Waldomiro Graeff e na Rua Dr. Otto Stahl para ampliar e abrir vagas para estacionamento de carros na região central da cidade.
Diferente as vagas para estacionamento de motos, quem for pego estacionando qualquer veiculo nas vagas exclusivas para deficientes e idosos vai ser multado.  O presidente do Conselho de Trânsito de Não-Me-Toque, Johannes van Riel, pede para que a população respeite a sinalização.
- Solicitamos à Brigada Militar para não multar, mas para orientar os motociclistas a estacionar nas vagas para motos pacificando o trânsito e respeitando espaço – lembra.
O Código de Trânsito no Brasil segundo o instrutor, Abel José Müller, professor nas aulas teóricas e práticas para moto, considera que o importante é estacionar o veículo de maneira perpendicular, com o pneu traseiro próximo da calçada quando as vagas para estacionar estiverem todas preenchidas.
- Em cidades maiores é obrigatório estacionar respeitando as leis da cidade e a guarda de trânsito. Em Não-Me–Toque, quando não houver mais lugar, por bom senso o motociclista deve estacionar de maneira perpendicular ou em vias secundarias - informa.
O sargento da Brigada Militar, Jair Torres de Oliveira, analisa que não há lei obrigando as motos estacionarem nas vagas direcionadas, não havendo a necessidade de aplicar multa, mas destaca que é fundamental haver o respeito à sinalização mantendo o trânsito mais organizado e seguro para todos.
- É polemica a questão de multa para motociclistas que estacionam fora das vagas para moto. Nós, como policiais, podemos orientar todos os condutores de motocicleta a estacionar nas vagas determinadas– comenta sargento.

Por: Felipe Keller/A FOLHA

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir