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Notícias

25 de janeiro de 2013

Polo de pedágio de Carazinho será desativado em 6 de março

Após 20 anos explorando a cobrança de pedágios em troca da manutenção e investimentos nas estradas gaúchas, a concessão pública está prestes a acabar. O polo e Carazinho está entre os primeiros

Antes disso, no dia 4 de março, será realizada uma audiência pública regional, em Carazinho, quando serão prestados esclarecimentos para a comunidade sobre o fim dos pedágios. A concessão do Polo de Carazinho, composta por trechos das BRs 285 e 386, encerra no dia 6 de março, e o ministro dos Transportes, Paulo Passos, recebeu uma comitiva gaúcha nesta semana em Brasília para tratar das rodovias gaúchas.
O encontro foi nesta terça-feira (15) com o grupo formado pelos secretários da Casa Civil, Carlos Pestana, da Infraestrutura, Caleb de Oliveira, do diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luiz Carlos Bertotto, e do secretário extraordinário da Representação do Governo do Estado em Brasília, Hideraldo Caron (foto). Eles entregaram ao ministro o relatório produzido pelo Consórcio Dynatest-SD sobre as condições das rodovias estaduais e federais pedagiadas localizadas no Rio Grande do Sul.
Segundo Pestana, o estudo deu condições técnicas para fazer as discussões necessárias sobre as condições das rodovias pedagiadas.

- Com o relatório pudemos comprovar que as empresas não cumpriram com as obrigações contratuais, já que 30% das estradas possuem problemas de conservação. Já tínhamos, também, a convicção de que as tarifas dos pedágios eram abusivas, mas os estudos comprovam que o valor poderia ser 20% mais baixo, e a cada trecho de 200 quilômetros, entre 30 e 40 quilômetros deveriam estar duplicados – explicou Pestana.
O Ministro dos Transportes assegurou que a União, por meio do Dnit, vai garantir os serviços de conservação e manutenção das vias.

- Contando com este levantamento feito pelo Estado vamos definir o melhor caminho e projeto para as estradas federais -, afirmou Passos. Neste primeiro momento, os trechos federais não terão pedágios, e somente após constatação da necessidade de obras o Governo Federal analisará outras possibilidades.
A concessão do Polo de Carazinho, composta por trechos das BRs 285 e 386, encerra no dia 6 de março, data em que as cancelas serão levantadas, e o pedágio vai deixar de ser cobrado. A partir de então as rodovias federais voltam ao controle da União, e as estaduais passam para o controle da Empresa Gaúcha de Rodovias, a EGR.
As concessionárias de pedágios ameaçam entrar na justiça para continuar a cobrança até dezembro deste ano, alegando que a data de encerramento dos contratos é dezembro, e não março.

TAGS: pedágio

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