Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Categoria Sub 20 do Arsenal já realizou os primeiros treinos da temporada

20 de fevereiro de 2013

Valorizada participação sociopolítica da mulher

Bernadete Piva, Emília Fernandes e Fabiane Regina Galvagni

O seminário de Orientações às Novas Administrações  promovido pela Federação das Associações do Municípios do Estado (Famurs), de 6 a 8 de fevereiro, teve um dia de programação paralela voltada às mulheres que ocupam cargos na área política. A mulher no cenário sociopolítico foi um evento que  reuniu as primeiras-damas, secretárias, prefeitas e vice-prefeitas em Porto Alegre.
Várias personalidades do cenário político contribuíram com a discussão deste tema, dentre eles a prefeita de Cristal, Fábia Almeida Richter, a ex-ministra Emília Fernandes, a jornalista Carolina Bahia. A inserção das mulheres no mercado de trabalho, os obstáculos e desafios que enfrentam cotidianamente, as condições econômico-sociais das mulheres chefes de família, além da questão da violência contra a mulher foram os temas abordados.
O deputado estadual Edegar Preto (PT) tratou do enfrentamento da violência, propondo um trabalho na transversalidade das políticas públicas, alocando recursos específicos para tratar a questão de gênero, bem como propondo a criação de casas de abrigo para mulheres vítimas de violência, até que se resolva legalmente a situação.
As representantes do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama/RS) trouxeram números atualizados de casos de câncer de mama no Brasil (52.680), no Rio Grande do Sul (4.610) Porto Alegre (980), além da aprovação das Leis n°11.664/2008 – Lei da Mamografia e Lei n°12.732 que garante o tempo máximo de 60 dias para início do tratamento de todas as doenças oncológicas, a partir do diagnóstico.
O município de Não-Me-Toque esteve representado no evento pelo prefeito Antônio Vicente Piva, pela primeira-dama Bernadete Maria Piva e pela assistente social Fabiane Regina Galvagni.

Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura, edição Helaine GZ / A FOLHA

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir