Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Presidente da Câmara de Vereadores Pedro Paulo, homenageado Breno Prates e presidente da Expodireto Cotrijal Nei Mânica

10 de março de 2013

Breno Prates é homenageado com o Semente de Ouro

Presidente da Câmara de Vereadores Pedro Paulo, homenageado Breno Prates e presidente da Expodireto Cotrijal Nei Mânica
Artista plástica Janaina Dreyer criou a peça do troféu entregue a Breno Prates

Um dos grandes incentivadores da Expodireto Cotrijal desde as primeiras edições e nome importante no agronegócio gaúcho, pela defesa dos interesses do setor, Breno Pinheiro Prates foi o homenageado com o Troféu Semente de Ouro 2013.

A entrega da premiação ocorreu na quarta-feira (6), em solenidade iniciada às 14h, no auditório central do parque da Expodireto Cotrijal, iniciativa da Câmara Municipal de Vereadores de Não-Me-Toque.

O Troféu Semente de Ouro foi instituído pela Lei Municipal nº 3.046, por iniciativa da Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque, visando premiar pessoas, empresas ou instituições que contribuíram para o sucesso da Expodireto Cotrijal e consequentemente para o agronegócio brasileiro.

A história de vida de Breno Pinheiro Prates é toda ligada ao agronegócio. Ele foi produtor rural por 17 anos e também empresário do setor de comércio e prestação de serviços agrícolas. Desde 1995, estava à frente da produção do programa Correio Rural da Rádio Guaíba, defendendo os interesses do setor, e nos últimos anos trabalhou no Grupo Bandeirantes. Fundador da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, em 1985, idealizou a Primeira Abertura da Colheita do Arroz do Rio Grande do Sul, em 1988. E em setembro de 1989, fundou a Federarroz, exercendo o cargo de presidente por dois mandatos. Em sua trajetória coleciona uma série de prêmios e reconhecimento por sua atuação. A indicação de seu nome para receber o Semente de ouro foi aprovada por unanimidade no Legislativo Municipal.

Manifestações

Emocionado com a homenagem, Breno Pinheiro Prates fez um retrospecto da evolução da agricultura, desde a primeira edição da Expodireto Cotrijal, feira que ajudou a divulgar no âmbito estadual:

- A evolução da agricultura e da Expodireto andaram juntas. Ouso dizer que esta feira contribuiu decisivamente para isso. Na primeira edição, o Mânica disse ‘temos 23 hectares para divulgar alguma tecnologia’, nos últimos anos, com 84 hectares, este evento difunde muita tecnologia.

Breno Prates citou os apoios importantes para que Nei Mânica liderasse a realização da Expodireto Cotrijal com sucesso, entre instituições e patrocinadores.

- Daqui saíram grandes conquistas para a agricultura brasileira. Agradeço a bondade da Câmara de Vereadores e dos organizadores da Expodireto em me conceder o troféu Semente de Ouro, que tem um significado muito especial para mim – destacou o homenageado.

O ex-governador Germano Rigotto, que também foi agraciado com o troféu (2007), prestigiou a solenidade e enalteceu a feira e o reconhecimento prestado a Breno Prates.

- Temos aqui a melhor e mais bem organizada feira da América Latina. É um orgulho para o Rio Grande do Sul contar com empreendedores como Nei Mânica e pessoas com Breno Prates que acreditaram no potencial do agronegócio e transformaram a economia do Estado – declarou Rigotto.

Nei Mânica emocionou o homenageado dizendo que uma das principais qualidades deste homem que dedicou sua vida profissional à defesa do agronegócio e como tal já foi muito reconhecido pela sociedade, é o poder de conquistar e preservar amigos.

- O Breno faz parte da minha família. Estou feliz em poder estar participando deste momento que podemos reconhecer sua contribuição para a divulgação da Expodireto Cotrijal. Ele foi o primeiro homem da comunicação social para atuar diretamente aqui dentro do parque, no final de 1999 – disse Mânica.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Pedro Westphalen, destacou o currículo do homenageado.

- Aqueles que atuam nas organizações e na vida pública não devem esperar glórias, mas é muito bom quando vem o reconhecimento – afirmou.

O prefeito Antônio Vicente Piva saudou a comitiva de Alegrete que veio prestigiar o conterrâneo por ocasião da homenagem, falo do crescimento de Não-Me-Toque e da contribuição da Expodireto Cotrijal.

Finalizando os pronunciamentos, o presidente do Legislativo, vereador Pedro Paulo Falcão da Rosa, enalteceu a Expodireto Cotrijal pela difusão de conhecimento, tecnologias e valorização do agronegócio.

- Antes da Expodireto não se imaginava que Não-Me-Toque pudesse ter um evento desta magnitude. A Câmara de Vereadores não podia deixar de se integrar e homenagear personalidades que contribuem para esta realização que transformou a região e contribuiu sobremaneira para a valorização do agronegócio nacional - destacou Pedro Paulo.

Vereadores

Além do presidente da Câmara, participaram da sessão especial de homenagem os vereadores: Gilson dos Santos, Paula Samuel van Schaik, Ibanez de Quadros, Antoninho Baldissera, Carlos Alberto Bacher, Everaldo de Moura, Neuri Sprandel e Valdir Kirst.

 Semente de Ouro

Homenageado pelo Poder Legislativo de Não-Me-Toque

- 2005 - o presidente da Cotrijal e da feira, Nei César Mânica

- 2006 - Juliane Borges (diretora da Revista Plantio Direto)

- 2007 - Germano Rigotto (governador do Rio Grande do Sul)

- 2008 - Emater/RS-Ascar (representada pelo então presidente Mário Nascimento)

- 2009 - Roberto Rodrigues (ministro da Agricultura do Brasil)

- 2010 - Yeda Rorato Crusius (governadora do Rio Grande do Sul)

2011 - Ana Amélia Lemos (senadora da República)

-2012 - Francisco Sérgio Turra (ministro da Agricultura)

- 2013 – Breno Pinheiro Prates (empresário rural)

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir