Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

15 de março de 2013

Grupos da terceira idade celebram a vontade de viver

Prefeito Piva saudou os participantes e destacou benefícios do convívio para a saúde

Os grupos da terceira idade, Conviver e Nova Vida, retomaram as atividades nesta semana. O programa é organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.  Cada grupo reúne-se uma vez por semana no Centro de Referencia de Assistência Social (Cras). Com muita disposição, alegria o programa proporciona um ambiente diferenciado para as pessoas da terceira idade. Os grupos participam das aulas de coral, dança, jogos, viagem de lazer, dinâmicas e bailes.
O prefeito Antônio Vicente Piva, primeira-dama Bernadete Piva, secretária de Assistência Social Clereci Schenkel e coordenadora dos grupos Vanise Beatriz Fritzen da Silva deram boas vindas aos grupos. Além destes dois grupos, existem ainda mais quatro que atuam no interior do município: Alegria de Viver, de Bom Sucesso; Integração, de Linha Gramado e São João do Gramado; Voz da Alegria, de São José do Centro, e Unidos para Sempre, de Invernadinha.
O prefeito Piva citou, como médico, os benefícios que a participação em grupos de convivência traz para a saúde. Enfatizou a animação, o valor à vida que os grupos de terceira idade passam, pedindo para que aproveitem ao máximo a estrutura que é oferecida.
- Cada um deve cuidar da sua saúde porque temos tão pouco tempo para viver – disse Piva.
A secretária de Assistência Social Clereci Schenkel disse que o projeto é fundamental para promover o bem estar das pessoas. Pediu que se divirtam e sejam solidários destacando as atividades do ano.
- Para 2013 teremos passeios nos parques da região, presença nos bailes, muito canto, danças e jogos – disse Clere informando que o baile do grupo Nova Vida será no dia 30 de março.
Entre os participantes dos grupos está o casal Neuri Petri, 72 anos, e Silda Becker Petri, 70 anos. Dona Silda vinha participando dos grupos da terceira idade, mas sentia a ausência do marido que conseguiu trazer no último ano. Neuri trabalhou a vida inteira como mecânico e, aposentado, sentia-se sozinho, precisando de uma nova atividade.
- No grupo a gente não fica isolado e evita a solidão. É uma terapia. A gente faz amizades e ganha saúde – comentou Neuri.
Cantando e dançando estava dona Leotina Alves de Oliveira, 61 anos, há quatro participando do grupo.  Leotina alertou que a vida é curta para ficar parada em casa. Por isso, ela vem convidando as amigas e vizinhas para participar, principalmente do coral e dos bailes.
- O tempo que não participei foi o que mais perdi – conta Dona Tina, como é conhecida entre amigas do grupo.
Fazem parte da equipe de coordenação e organização dos grupos da terceira idade a coordenadora Vanise Beatriz Fritzen da Silva, a professora de educação física Elaine Frühauff e a professora de música Maria Elisabete Siqueira.

Após a abertura já teve música e bailinho para alegrar os participantes.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir