Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

18 de março de 2013

Transportadores aguardam por nova versão da Lei dos Caminhoneiros

Comissão especial da Câmara começa a colher sugestões para adaptar legislação à realidade das estradas brasileiras

A partir da próxima quarta-feira (20), a Câmara começa a colher sugestões legislativas para aperfeiçoar e adaptar a Lei dos Caminhoneiros à realidade das estradas brasileiras. Aprovada em 2012, as novas regras logo provocaram a revolta de motoristas autônomos e empresas pela impossibilidade de cumprir as exigências previstas em lei, como o repouso mínimo de 11 horas por dia e o descanso de 30 minutos a cada 4 horas ininterruptas de direção. Além da dificuldade da fiscalização, a nova lei se mostrou inaplicável pela falta de estrutura adequada das rodovias. Além disso, a Lei dos Caminhoneiros trouxe como consequência o aumento do frete em até 40%.

Autor do Projeto de Lei 4246/2012, que flexibiliza a regulamentação da jornada de trabalho, o tempo de direção e os períodos de descanso dos condutores de caminhões, o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) destaca que o Congresso deverá agir com rapidez. “Não podemos errar novamente. Mesmo querendo acertar, acabamos produzindo uma lei descolada da realidade das ruas e penalizamos um dos setores econômicos mais importantes do país”, advertiu o parlamentar.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir