Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

23 de março de 2013

Falta candidatos para tantas vagas

Bruna Scapini Mattheis, 17 anos, foi efetivada no escritório de contabilidade no segundo mês de estágio

Empresas recorrem ao programa de estagiários para caçar jovens talentos
O jovem não precisa esperar chegar à universidade para começar a trabalhar. Mesmo quem está estudando no ensino médio pode conseguir uma vaga de emprego. A possibilidade de encaminhar mais rapidamente uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho conta com o Centro Integrado Empresa Escola (Ciee).
Entre as áreas que mais oferecem vagas de estágio em Não-Me-Toque estão os cursos de administração, pedagogia, direito, educação física, técnico de enfermagem, engenharia de produção e mecânica. Em Não-Me-Toque muitos estudantes de fora vêm procurar estágio, principalmente, na área agrícola e de engenharia. Mas outras áreas também oferecem oportunidades.
Um destes exemplos é o estudante de engenharia civil Jonathan Barth Meazza, 23 anos, natural de Victor Graeff. Como estuda em Passo Fundo, tentou por seis meses estágio. Conseguiu a oportunidade no setor de arquitetura e engenharia da Prefeitura.
- O estágio é bom para ter contato com a prática, já que a faculdade passa bastante teoria. Vejo que a melhor opção para quem está estudando em qualquer área é o estágio – pensa o estudante.
A responsável pelo escritório do Ciee em Não-Me-Toque, Danúsia Xavier Donatti, disse que em 2012 o Cieee colocou 2.300 estagiários no mercado de trabalho da região, distribuídos em 110 municípios.
Jovens como Bruna Scapini Mattheis, 17 anos, aproveitou a chance do estágio antes mesmo de ingressar na faculdade. Ela não esperava que em tão pouco tempo fosse efetivada no trabalho.  Depois de apenas dois meses, foi contratada pelo escritório de contabilidade que a selecionou como estagiária.
- Está sendo uma excelente oportunidade. Encontrei o que queria. Adoro trabalhar com números a matemática. Recomendo todo jovem procurar um estágio porque é uma experiência para adquirir noção do mercado de trabalho e até definir a profissão – comentou Bruna que pretende estudar engenharia civil ou permanecer na área contábil.
Danúsia enfatiza que os candidatos devem demonstrar interesse pelo cargo pretendido, pois as empresas procuram acertar já na primeira contratação e evitar o desgaste e a rotatividade de pessoas no ambiente de trabalho. A responsável pelo Ciee atribui a quantidade de vagas disponíveis ao crescimento do município.
- É uma tendência de desenvolvimento. O aumento da oferta de vagas de empregos é um fator que acaba refletindo o crescimento que passa o município. Temos até falta de profissionais para preenchimento de todas as vagas ofertadas, tendo em vista que muitos estudantes já estão empregados - explica Danúsia.
O estagiário recebe uma bolsa auxílio mensal por um período de até 24 meses da empresa e têm um acompanhamento permanente por parte de profissionais das organizações, das Instituições Educadoras e do Agente de Integração Ciee.  Todo estudante a partir dos 16 anos que esteja vinculado ao ensino médio e ensino superior pode, de forma independente, buscar o ingresso para o mercado de trabalho através do estágio.
O estudante interessado em entrar no mercado deve buscar essa colocação, visto que a demanda é muito grande por parte das empresas. A oportunidade não é boa somente para o estagiário, mas também para os empregadores.
- Importante que as empresas abram as portas para os jovens, pois é uma boa oportunidade pra descobrir grandes talentos – avalia Danúzia Xavier Donatti.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir