Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

23 de março de 2013

Hospital Júlia Billiart se habilita a receber Samu

Município solicitou adesão ao Estado e definição será avalizada pela Coordenadoria Regional da Saúde

Entre os investimentos que o Hospital Notre Dame Júlia Billiart vem fazendo para qualificar os serviços prestados aos pacientes está a reforma do bloco cirúrgico com a instalação de novos equipamentos. Através de investimentos próprios, o Hospital está com projeto de reforma da ala da maternidade e da sala de parto, além de qualificação nos equipamentos para atendimento às gestantes, idosos e doentes terminais através de recursos do governo estadual.
O Hospital ND Júlia Billiart investiu no ano de 2012 mais de 2.300 horas em treinamentos técnicos e de atendimento ao cliente. O convênio com o Hospital Mãe de Deus de Porto Alegre possibilita o encaminhamento para atendimentos de alta complexidade, além de cursos de qualificação como o de atendimento a urgências e emergência já realizado em 2012, que foi aberto para a participação de profissionais da Secretaria Municipal da Saúde de Não-Me-Toque. Trabalhando em rede – Notre Dame – o Júlia Billiart conta com serviços como a tomografia, disponibilizados pelo Hospital São Sebastião, de Espumoso, para atendimentos dos pacientes do ambulatório e dos internados.
O supervisor administrativo do Hospital Notre Dame Júlia Billiart, Daniel Griep, integrante do Conselho Municipal da Saúde, defendeu a qualificação do hospital e da equipe para abrigar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que está sendo pleiteado pelo Governo Municipal junto ao Estado. Durante a reunião do Conselho de Saúde nesta quarta-feira (20), Daniel apresentou um relatório mostrando a realidade técnica e capacidade de investimentos do Hospital ND Júlia Billiart defendendo o interesse da unidade de saúde em abrigar o serviço da Samu.
- Sabemos que a Coordenadoria Regional não vai permitir a divisão dos serviços e a definição do local para sediar a Samu passa pelo Conselho da Saúde. O Hospital Júlia Billiart está plenamente habilitado a contribuir e garantir o excelente funcionamento da Samu – defendeu Daniel Griep.
Atualmente o Hospital Notre Dame disponibiliza atendimento 24h, mesmo quando o plantão público não ocorre no hospital. O supervisor administrativo também anunciou no Conselho que a instituição já tem projeto para construção da unidade de base para a Samu, com garagem para a ambulância, sala de convivência, escritório e cozinha.O assunto não estava na pauta da reunião, mas foi apresentado pelo conselheiro nos assuntos diversos.

Irmãs de Notre Dame: 90 anos de presença no Brasil
O plano estratégico de investimentos e ações para aos próximos anos foi mostrado aos membros da comunidade não-me-toquense que compõem o Conselho Comunitário do Hospital, na segunda-feira (18). O coordenador administrativo e financeiro da Rede de Hospitais Notre Dame, Rafael Scolari, anunciou que neste ano completa 90 anos da presença das Irmãs em Não-Me-Toque, onde elas iniciaram sua obra social no Brasil, com a Escola São José e, em 1949, com o Hospital Notre Dame Júlia Billiart.
- A Congregação vem investindo e planeja continuar investindo na saúde e no cuidado da vida de todas as pessoas que nos procuram, independente de sua classe social. Estamos trabalhando e buscando o reconhecimento como referência em atendimento de saúde no nosso município e na região – afirmou Rafael Scolari.
O município de Não-Me-Toque vive uma situação atípica com relação a hospitais. Enquanto municípios pequenos fecham e têm dificuldades de manter as unidades, NMT conta com duas instituições que funcionam oferecendo os mesmos serviços e os mesmos convênios, e mensalmente, precisam de aporte extra de recursos para fechar as contas.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir