Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

14 de abril de 2013

Oportunity oferece oportunidade de educação e qualificação profissional

Diozer Calegari – Diretor-proprietário

A rede de educação profissional Opportunity se instalou em Não-Me-Toque com o objetivo de atender a demanda de mão de obra qualificada nas grandes empresas do município. É por esse motivo que a cada ano novos cursos são incorporados a grade de ensino e novas turmas são formadas a cada semestre.

A formação

A formação profissionalizante básica está prevista pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996. Esta formação profissional refere-se àquela que não exige grau prévio de escolaridade. O que pouca gente sabe, contudo, é que existe regulamentação para o funcionamento das escolas de formação profissional e orientações para a formação de profissionais desta categoria. E, somadas às determinações encontradas na LDB, estão os trabalhos de regulamentação da Feplam e as contribuições do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil.

A LDB determina que a educação profissionalizante deva acontecer em “instituições especializadas”. Isto significa que as entidades que atuam neste segmento precisam oferecer ambiente apropriado para as atividades de ensino e aprendizado, sem mencionar o fato de que uma escola deve disponibilizar profissional habilitado para o acompanhamento didático/pedagógico dos trabalhos que acontecem em sala de aula.

No RS é a entidade denominada Feplam que regulamenta a formação profissional dentro do nível em questão. A Feplam responsabiliza-se pelo cadastramento das instituições de formação profissional básica e também dos profissionais formados. Além disso, é ela que garante ao egresso a certificação pela qual conquistará o pleno direito ao exercício profissional, uma vez que os certificados assumem valor legal em todo o Brasil, em outros países e em provas de titulação.

Parceria IMED

No dia 23 de janeiro, a Escola Profissionalizante Opportunity, fechou a parceria com a universidade IMED, onde a escola entrará com o espaço físico e a administração de alunos. E a IMED com os cursos e instrutores para cursos de Pós Graduação presenciais aqui em Não-Me-Toque.

Os cursos iniciais serão definidos através de uma pesquisa que está sendo realizada na cidade e região para saber qual curso será mais aceito.

Dentro de sua visão e missão a Opportunity pretende estar dentro de sua estrutura própria com espaço físico para atender a cursos profissionalizantes, técnicos, superiores na modalidade e pós-graduação presencial.

Quando iniciou os trabalhos, ainda em 2009, oferecia apenas três cursos com base de 100 alunos e quatro professores capacitados. Com o passar dos anos e com a consolidação da empresa dentro de um ambiente de crescimento profissional cada vez maior, a empresa aumentou seu quadro de cursos profissionalizantes para 13, o número de alunos subiu para mais de 400 e a equipe de instrutores para 16. Estes números comprovam o objetivo da escola que é focada nas profissões para formar alunos profissionais capacitados a iniciar no mercado de trabalho com qualificação e diferencial.

Contribuições Sociais

Acreditando sempre que a iniciativa de colaboração é a base para uma boa convivência em comunidade realizamos algumas atividades:

Em 2010 patrocinamos um curso de informática para crianças de 6 a 11 anos de idade com duração de 4 meses, atendendo a 82 crianças.

Em 2011 patrocinamos cursos para professores das escolas municipais e estaduais para que os mesmos utilizassem mais dos recursos da informática dentro de sala de aula.

Em 2012 patrocinamos cursos para alunos destaques da rede estadual e municipal, e também arrecadamos 420 Kg de alimentos na palestra “Como Construir Resultados a Partir de Pessoas” realizada pelo empresário Valdir Bundchen em parceria com a Opportunity, sendo doados para o Hospital Beneficiência Alto Jacuí.

Em 2013, no processo de matrículas, foram arrecadados 203 Kg de alimentos que foram doados para a APAE. E também em 2013 a preocupação com o meio ambiente levou a Oportunity a mudar a opção de material impresso para material digital, economizando na impressão de 1.200 apostilas.

Patrocinamos também oficinas de informática no colégio Solano disponibilizando um instrutor duas vezes por semana.

Agradecimentos

Em nome da Escola Opportunity agradeço pelo espaço concedido para apresentação da escola e nos colocamos a disposição para eventuais elaborações de projetos na área de treinamentos e cursos contando com espaço físico de: um laboratório com 16 computadores, outro com 15 computadores e uma sala teórica com 30 lugares.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir