Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

17 de abril de 2013

Formigas!

Charles Manolo Morais
Acadêmico de Filosofia
Presidente da JCI Não-Me-Toque

Qual seu destino? Para onde estamos indo?
Sabemos que nossas escolhas traçam nosso destino, mas por que não questionamos o que escolhemos?
Quantos vagam sem propósito, na eterna procura por algo que no fundo nem sabem o que é.
Você já parou para observar uma formiga? É, uma formiga, pequeno e insignificante inseto, que muitos de nós já pisamos acabando com sua vida.
“Ao observar uma formiga que sobe e desce pela árvore, indo até o ponto mais alto e descendo para a base do tronco sem nada produzir” 1...
Quantos conduzem sua vida de modo semelhante?
Ao final de mais uma jornada quando chegamos em casa, muitas vezes exauridos por nada,  sem saber porque saímos.
Todo o trabalho tem que ter um objetivo, tem que ter algo em vista. Ao sairmos de casa, para mais uma jornada, algo maior deve nos fazer levantar. Esse algo maior, esse objetivo, deve estar presente em nossa alma, indiferente de nosso estado de espírito, indiferente de estarmos exaustos fisicamente, ou desanimados. Esse algo maior nos move a continuar.
Acredito em dois nascimentos: o da nossa natureza, através do parto; e quando descobrimos porque nascemos. É esse ultimo que faz sentido, que define o porquê de estar aqui, que objetivo temos nessa vida.
Quando você descobre isso, nasce novamente e deixa de ser formiga. Deixa apenas de subir e descer com um peso nas costas, produzindo apenas mecanicamente.
Quando se tem um ideal, algo maior para lutar, não existe canseira, não existem desculpas. É algo comparado ao amor. Quando amamos fizemos de tudo, sem medir esforços.
Se conseguirmos transferir esse mesmo sentimento para aquilo que acreditamos, nossas atitudes começam a fazer a diferença. Comprovamos que temos argumentos, sonhos, e um objetivo maior, comprovamos que não estamos aqui por acaso.
“Não apequenar a vida.”2
Tão grandioso esse pequeno pensamento, porque deixamos nossa vida, tão nossa, tão única, tão bela, apequenar?
A vida tem que valer a pena, existir por uma causa, um ideal. Qual é seu ideal?  Já defendeu uma causa? Já lutou por algo? Já sentiu a vida pulsar?
É como ser um eterno inconformado - bem diferente de acostumado. Inconformado sim, deixando viva uma consciência de que podemos viver mais, podemos lutar mais, podemos sorrir mais, podemos alcançar mais, podemos e devemos transbordar mais, ir além de toda e qualquer amarra estabelecida pela sociedade. Quando é possível viver dessa forma, e saber onde queremos chegar, traçamos os nossos passos diariamente para esse caminho, e cada dia, ao analisar o caminho percorrido, notamos que hoje estamos mais perto do que ontem.
1- Sêneca, pensador estoico durante o Renascimento.
2- Mario Sergio Cortella, filósofo contemporâneo.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir