Passo Fundo/RS: Tempestades isoladas
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Tempestades isoladas
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

26 de abril de 2013

Simulação real de acidente de trânsito

Um acidente entre um ônibus, caminhão e carro que pegou fogo no local da batida envolveu mais de 51 pessoas, sendo 15 feridos graves e quatro vítimas fatais, incluindo o motorista do caminhão, no Km 3 da RS 142, entre Carazinho e Não-Me-Toque. Todo esse cenário trágico é a simulação mais próxima da realidade organizado pela Defesa Civil Estadual que ocorreu na quarta-feira dia (24).
O evento teve a participação de diferentes órgãos públicos, de municípios da região, de atores e de voluntários que colaboraram oferecendo funcionários e estrutura móvel para o socorro das vítimas que simularam gritos de ajuda. A maquiagem ajudou a simular fraturas e machucados em geral com quase realismo. As vítimas socorridas pelas equipes de resgate foram encaminhadas para o Hospital de Caridade de Carazinho, divididas e colocadas em cima de lonas com cores diferentes na triagem de feridos de alta, media e baixa gravidade.
- Temos que criar esta cultura de treinamento que é comum em países europeus trazendo a realidade do acidente de proporções graves para oferecer mais segurança na hora dos atendimentos – comentou o coordenador regional da Defesa Civil Janir Lago, que coordenou a simulação realizada pela primeira vez na região.
Mais de 200 pessoas estiveram envolvidas na simulação que contou com a presença de três profissionais da saúde de Não-Me-Toque. As técnicas de enfermagem Ardenilde Wojahn e Eliane Sprandel e o motorista de ambulância Paulo Rodrigues. O chefe da Defesa Civil de NMT, Ivan César Machry, que acompanhou a simulação considerou uma experiência muito enriquecedora para os profissionais da região, sobre como devem proceder no resgate a vitima.
- Objetivo foi alcançado preparando as autoridades e comunidade regional para estas eventualidades. Esperamos trazer um simulado para nossa cidade – disse Ivan.
Acadêmicos de enfermagem grupos de escoteiros também estiveram integrados no 2º Simulado Regional da Defesa Civil. A atividade foi um exercício para o atendimento de um acidente grave e toda sua complexidade, desde a chegada da policia, bombeiros e ambulâncias.
Voluntario, o técnico em segurança do trabalho Nilton Scalco, que trabalha na Cotrijal, ficou responsável para realizar um levantamento preliminar das vítimas que entraram em óbito.
- Observo que houve uma grande união de esforços é uma experiência real de crise mesmo – salientou.
Presente para acompanhar a simulação, o secretário da Saúde Marco Antônio Costa aprovou a boa organização regional na integração das estruturas para um acidente de proporções graves como apresentada no simulado.
- Existe uma boa estrutura regional é importante integrar os órgãos que estão na simulação – disse o secretário.
O evento serviu para treinar e coordenar os órgãos públicos e privados para saber de que maneira proceder em um acidente de grande vulto demonstrando a comunidade de como agir em casos parecidos.

Veja o vídeo da simulação do acidente acessando o link:  http://www.youtube.com/watch?v=d3Ux5LU4CJI

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir