Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Estudantes estão empolgados com o projeto Oratória nas Escolas

27 de abril de 2013

JCI começa projeto Oratória nas Escolas

Estudantes estão empolgados com o projeto Oratória nas Escolas
Elias Goulart e Charles Morais

O principal projeto da JCI Não-Me-Toque nesse ano, já tem data marcada para o lançamento, será no dia 2 de maio. Todos os alunos da 8ª série e do 8º ano da rede municipal de ensino são convidados a participar do Oratória nas Escolas e no dia 3 de maio, junto com os professores, vão receber capacitação em oratória.

A primeira tarefa será desenvolver uma redação sobre o tema "O que você tem a ver com a corrupção?”. O texto será apresentado em sala de aula em forma de discurso.

O projeto e sua forma de realização foram apresentados à Secretaria Municipal de Educação, aos professores e alunos em todas as seis escolas. A última visita está agenda para do dia 30, na Escola Municipal Carlos Gomes.

- Teremos dois alunos semifinalistas por escola e somente um aluno finalista em nível municipal que irá concorrer com alunos dos municípios vizinhos, e após com representes dos estados em busca do título de Campeão Nacional de Oratória – explica o presidente da JCI Não-Me-Toque, Charles Manolo Morais.

De acordo com Charles Morais, o concurso tem como objetivo provocar nas pessoas envolvidas uma reflexão sobre a responsabilidade de cada indivíduo em relação aos problemas causados pela corrupção e formas de combatê-la.

- Além disso, estimula os jovens a praticar a comunicação e formar uma opinião própria - destaca.

Durante a reunião na terça-feira desta semana (23), o presidente da JCI explanou o projeto Oratória nas Escolas e seus objetivos para o público convidado.

- Nós da JCI estamos muito felizes em participar da realização deste projeto que vem para plantar sonhos nos adolescentes e despertar seu potencial, o que é muito gratificante – destacou Charles.

Neste ano a JCI conseguiu o apoio financeiro do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para a realização do projeto.

Nesta reunião, o membro da JCI Não-Me-Toque, Elias Goulart, de Tapera, que é o terceiro mais jovem vereador do Brasil, deu depoimento sobre a influência da participação na JCI no seu desenvolvimento pessoal.

- O Concurso de Oratória nas Escolas chamou minha atenção quando estava no nível médio e como estava fora do público alvo, participei do Concurso de Debates pela JCI de Espumoso – relatou Elias.

A partir desta atuação, sentiu-se estimulado a participar do movimento Grêmio Estudantil, foi convidado para entrar na política pelo prefeito de Passo Fundo Luciano Azevedo, que na ocasião era deputado, fundou o partido PPS em Tapera, foi incentivado a concorrer a vereador e acabou eleito com o propósito de motivar pessoas da sua idade a ingressar na política e promover a mudança que todos desejam, a partir de suas atitudes.

 

Agenda do Projeto Oratória nas Escolas

Dia 2 de maio- lançamento do Projeto no auditório da Expodireto Cotrijal, às 8h30, com participação de todos os alunos do 8º ano e da 8º series da rede Municipal e palestra com Gabriel Colle, presidente Nacional da JCI 2012, e do estudante campeão nacional do projeto oratória nas escolas 2012.

Dia 3 maio, no auditório da Expodireto Cotrijal, capacitação em oratória para os alunos participantes do projeto, às 8h30. Também neste dia, às 18h30, na sala de reuniões da SMECD, haverá capacitação para as professoras envolvidas no projeto.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir