Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

29 de abril de 2013

Capitão da minha alma!

Charles Manolo Morais
Acadêmico de Filosofia
Presidente da JCI Não-Me-Toque

O britânico William Ernest Henley escreveu, no seu poema Invictus:
“Eu sou o senhor de meu destino
Eu sou o capitão de minha alma.”
Será que somos capitães de nossa alma? E donos de nossos destinos?
Estamos escolhendo para nossa vida aquilo que realmente queremos? Conseguimos fazer o que nossa alma quer? Conseguimos seguir aquilo que vem de dentro de nós?
O medo da opressão acaba deixando muitas pessoas caladas. Temos que ser mais confiantes, expressar aquilo que acreditamos, o que temos a perder?
Se nessa vida não conseguirmos defender nossos princípios, se não conseguirmos defender aquilo que acreditamos, o que estamos fazendo aqui?
Quanto vale a consciência?
Ter uma consciência tranquila, que realizou aquilo que acreditava, aquilo que achava certo, ser dono do seu destino, ser capitão da sua alma, não tem preço.
Vejo muitas pessoas viver 10 anos em apenas um, aptidão pelo que acreditam. Pessoas com coragem para lutar diariamente pelo que acreditam ser correto. É tão magnífico viver seu eu, viver suas paixões, viver suas verdades, não tê-las como únicas, mas defendê-las com unhas e dentes.
“Bom seria ouvir uma voz dissonante. Ideal seria ver surgir uma voz coerente e mobilizadora que fosse além das críticas, alguém que buscasse alternativas, alguém com coragem de liderar.”1
Trazendo o pensamento da colega Helaine, nossa sociedade esta carente de líderes audaciosos, pessoas que se mobilizem por uma causa, por uma entidade. Cresce cada vez mais o repúdio à política em toda a nação. Até quando vai continuar assim?
As pessoas honestas, com ideologias traçadas, com caráter e reputação ilibada, deveriam se manifestar em toda a nação, tanto nos municípios nos estados como no País.
Cada vez mais os cargos de grande importância estão sendo assumidos por pessoas sem compromisso com as palavras, pessoas individualistas, que pensam somente em seu umbigo.
A consciência que existe mais de uma pessoa que eu no mundo, faria diferença para muitos. Faria diferença ter certeza que não vivemos só nesse mundo, e que precisamos do outro. Gostando ou não precisamos aprender a conviver.
O vazio de líderes está em todos os lugares, qual o motivo?
A responsabilidade tem um peso, que muitos não conseguem carregar.
Responsabilidade, compromisso, caráter, reputação, coragem, audácia, virtudes. Poderia ter uma chuva com cada um desses, para que todos tivessem a oportunidade de tomar um banho.
Liderando nossa vida, nossos sonhos e nosso querer, conseguiremos viver sem ofuscar nossa identidade.
1_HelaineZart

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir