Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

27 de maio de 2013

Município investe em espaços esportivos

No Bairro Martini faltam apenas as janelas
Ginásio da Escola Nossa Senhora de Lourdes,no bairro Industrial, vai receber melhorias
Colocação de parquet no ginásio da Escola NSL vai qualificar o espaço para competições
No bairro Viau obra conta com recursos de emenda do senador Gilberto Goellner

Prefeitura soma sete pavilhões para prática de esportes e atividades comunitárias
Somados aos espaços privados – Fundação Guilherme Augustin, Associação dos Funcionários da Jan, Comunidade Católica, Comunidade Evangélica, Colégio Girassol e Escola Geny – os espaços públicos, assim que estiverem concluídos poderão atender toda a demanda esportiva e social dos não-me-toquenses, que são muitas. Pelo menos esta é a expectativa.
Atualmente a Prefeitura disponibiliza quatro pavilhões para uso – poliesportivo Breno Kirinus, Escola Nossa Senhora de Lourdes (Industrial) e Escola Valdomiro Graciano (Jardim). No Bairro Arlindo Hermes, o pavilhão construído com recursos públicos é administrado pela comunidade que contratou um ecônomo e administra os eventos e a locação para a prática esportiva.
No entanto, apenas o poliesportivo permite locação para jogos de futsal. A agenda semanal é lotada. O município cede até para escolas estaduais como Geny e Solano para a prática de educação Física durante o dia. E além do esporte, também recebe atividades sociais, ensaios de grupos de danças, aulas de educação física, atividades da terceira idade, feiras e bingos. Falta estrutura para tanta demanda.
O risco da não realização do Campeonato Municipal de Futsal – marcado para iniciar no mês de junho – mobilizou o Governo Municipal em busca de alternativas.
-Tivemos uma reunião com o Arsenal para buscarmos juntos uma alternativa. O dirigente do clube foi flexível e contribuiu para que tivéssemos uma solução. Tanto Arsenal quando o município deseja a realização do municipal – comentou Silvano Tramontini, diretor do Departamento de Esporte da secretária de Educação.
O pavilhão da Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes, do bairro Industrial vai receber investimentos do Governo Municipal para ficar apto ao uso para treinamento das escolinhas e clubes de futsal. A Prefeitura vai investir R$ 95.400,00 para colocação de parquet, sanitários, cesta de basquete e pintura para todas as atividades esportivas.
O prefeito Antônio Vicente Piva disse que o objetivo é qualificar o programa de práticas esportivas e de lazer para atender a escola e a comunidade. A reforma entrou na fase de licitação.
- Este projeto de reestruturação atende um pedido da comunidade e vai possibilitar a realização do Campeonato Municipal de Futsal sem prejudicar a participação do Arsenal na Série Prata e das categorias de base que disputam o estadual e o regional - comentou Piva na expectativa de que esta obra fique pronta o quanto antes.
O presidente do Arsenal, Luciano Schmidt, afirmou que o municipal ou outro projeto não pode ser interrompido por falta de horários ou ginásios e mostrou flexibilidade para buscar uma alternativa.
- Havendo outro ginásio com condições de receber os treinos, poderemos trabalhar a parte física das categorias de base sem prejudicar ninguém – destacou Luciano durante reunião com o prefeito, com o diretor de esportes Silvano Tramontini e com o presidente do CMD João Roberto Cardoso.
A possibilidade de diferentes instituições utilizarem o ginásio da Escola Municipal Nossa Senhora Lourdes é bem vista pela diretora Elisa Elena Kirinus.
- O dinheiro aplicado no ginásio vai possibilitar melhorias importantes na quadra que está apresentando rachaduras - comentou a diretora.

Situações dos pavilhões em obras
O ginásio comunitário e esportivo do bairro Martini vem recebendo investimentos e está em fase de acabamento. A última etapa é a colocação das esquadrias. Vai disponibilizar piso de concreto polido e sanitários.
- Com esses investimentos acreditamos que a entrega do ginásio da Martini é um passo importante para melhorar a oferta de espaços esportivos, assim como a reforma do pavilhão no bairro Industrial – avaliou a secretária da Educação Griselda Blau.
No Bairro Santo Antônio, a obra iniciada em dezembro de 2007 está de acordo com o projeto que previu construção de piso e cobertura com os recursos federais recebidos. O recurso veio através do Projeto Segundo Tempo, do Ministério do Esporte. Na semana passada os vereadores Antoninho Baldissera e Everaldo de Moura conseguiram uma emenda ao Orçamento da União no valor de R$ 250 mil para a conclusão desta obra. Como a execução orçamentária da União é lenta, a possibilidade de esta verba ser liberada ainda neste ano é remota. A Escola Amália Kerber, de São José do Centro, aguarda atendimento de emenda do deputado Cherini (PDT) ainda do ano de 2011 para construção de ginásio de esportes, pedido do vereador Neuri Sprandel.
O Bairro Viau também vai ter seu ginásio de esportes. Com recursos do senador Gilberto Goellner (DEM-MT), a obra está pela metade. Recentemente ocorreu desmoronamento do muro de contenção, causando atraso na execução. Dia 23 de maio ocorreu a abertura de propostas de empresas interessadas para fazer o muro de contenção. O ginásio vai ter piso polido e sanitários.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir