Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Cinco profissionais vindos dos Estados Unidos visitaram Não-Me-Toque no dia 21 de maio, através do programa de intercâmbios do Rotary Internacional. No roteiro, eles conheceram a Stara

29 de maio de 2013

Rotary recebe comitiva americana em Não-Me-Toque

Cinco profissionais vindos dos Estados Unidos visitaram Não-Me-Toque no dia 21 de maio, através do programa de intercâmbios do Rotary Internacional. No roteiro, eles conheceram a Stara

A rotariana Sandra Eckert-Stewart, da cidade Lake Winnebago, do Estado do Missouri, Estado Unidos, visitou o distrito 4660 do Rotary no Rio Grande do Sul que agrega mais de 60 municípios. Sandra liderou uma comitiva com quatro americanos para conhecer o sul do país e incluiu Não-Me-Toque no roteiro.  A visita na cidade foi no dia 21 de maio, com recepção dos rotarianos locais aos estrangeiros na Praça Dr. Otto Schmiedt, onde está o monumento aos 100 anos de Rotary no mundo. A última oportunidade que o Rotary teve de receber estrangeiros foi em 2010, quando visitantes da Coréia do Sul conheceram a cidade.

Através de um programa do Rotary Internacional, chamado Intercâmbio de Grupo de Estudos, cinco profissionais vindos dos Estados Unidos visitaram Não-Me-Toque e Carazinho. O presidente do Rotary Club Carazinho, Gelson De Carli, que acompanhou a delegação, explicou que em todo o mundo são mais de 200 distritos que integram a entidade internacional, abrangendo milhares de municípios.

- O Rotary faz esse programa de intercâmbios há mais de 30 anos por prezar primeiramente a paz mundial, fazendo com que as pessoas se conheçam, se compreendam e busquem soluções, felicidade e bem-estar - mencionou De Carli.

Nesta visita ao Brasil por 30 dias, os americanos se hospedam em residências de rotarianos – para haver maior integração – e a partir desta cidade conhecem municípios vizinhos. O Rotary de Carazinho buscou os americanos em Panambi e incluiu Não-Me-Toque no roteiro para mostrar a indústria agrícola nacional.

O passeio seguiu com visita à empresa Stara. A sócia-proprietária Nicole Stapelbroek Trennepohl, falando a língua dos visitantes, contou a história da empresa, apresentou a evolução dos produtos e o emprego de alta tecnologia e mostrou um vídeo institucional sobre a trajetória da organização. Depois da visitação pelas unidades da indústria, para conhecer a linha de produção, a Stara ofereceu um churrasco típico gaúcho, que foi muito apreciado pelos norte-americanos. O diretor-presidente Gilson Trennepohl e a diretora-administrativa Susana Stapelbroek Trennepohl prestigiaram o almoço saudando os visitantes.

Nesta noite, os rotarianos de Carazinho, anfitriões dos estrangeiros, ofereceram um jantar oportunizando aos integrantes da delegação apresentar suas atividades realizadas em seu país. Prestigiaram o jantar autoridades e convidados dos clubes de Rotary da região.

- É importante haver essa troca de experiência com rotarianos de outros países, além de termos conhecido como é a funcionalidade da Stara por dentro que foi uma novidade mesmo morando na cidade – comentou Ernélio Krüger, que liderou os rotarianos de NMT na recepção aos visitantes.

O Rotary como entidade não governamental incentiva os integrantes realizarem intercâmbio conhecendo o trabalho voluntário da instituição em outras regiões do mundo.

Os cinco intercambistas são: Sandra Eckert-Stewart, bacharel em Educação e mestre em Comunicação – a líder do grupo; Earnest Mccoy, bacharel em engenharia mecânica e fez estudos em Administração de Empresas, além de ser piloto de aeronaves; Kia Breaux Randle,estudou Jornalismo e Espanhol, além disso, ela tem mestrado em gerenciamento de Recursos Humanos e trabalha na empresa Associated Press; Kimberlee Ried é especialista em Programas Públicos, marketing e desenvolvimento, formada em História, com estudos em sociologia e antropologia cultural, ela possui mestrado em Ciência da Biblioteca; Gentrie Shafer é graduada em Ciência dos Animais e Economia em Agricultura, com ênfase em agricultura internacional, também estudou fisiologia reprodutiva em gado bovino e transferência de embriões.

Segundo Gelson De Carli, o que mais impressionou os cinco intercambistas foi o grau de desenvolvimento em que o Brasil se encontra, principalmente na área da agricultura em que Gentrie Shafer atua, sendo que o Estado de Missouri é um forte produtor de grãos.

- Eles ficaram impressionados com as nossas indústrias e com o nosso progresso - comentou o presidente do Rotary Club Carazinho.

A líder Sandra Eckert-Stewart, líder do grupo de intercambistas, disse estar feliz por conhecer a região sul do país.

- Sempre ouvimos falar de cidades como São Paulo ou Rio de Janeiro, mas estamos muito admirados com a forma afetuosa e calorosa com que o povo tem nos recebido, são muitos simpáticos e amigos - elogiou.

A agenda do Rotary de NMT tem para o mês de junho a troca de diretoria com a posse de Ernélio Krüger como presidente da entidade. Em agosto, o clube promove o tradicional ovelhaço.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir