Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

28 de junho de 2013

Jovens na rua em manifestação pacífica

Manifestantes portavam cartazes da pauta nacional e elencaram questões locais

 Estavam todos preparados para gritar suas reivindicações. As 18 horas, Não-Me-Toque começou a ter uma noite atípica. Com cartazes na mão, rostos pintados de verde e amarelo, caminhando ou de bicicleta, os manifestantes foram juntando gente ao longo da caminhada que saiu do pátio da Escola Solano e se dirigiu até a Prefeitura, na quarta-feira (26), de junho.

Sem partido e convictos de suas reivindicações por um Brasil melhor, os jovens lideraram o despertar do povo brasileiro que há duas semanas tirou os governantes da zona de conforto.

Em Não-Me-Toque, cerca de 400 pessoas – cálculo da Brigada Militar – saíram para se manifestar na noite de quarta-feira (26). De maneira organizada e pacífica, defenderam suas opiniões e melhorias para o Brasil e para a cidade onde vivem. Foi uma manifestação apartidária, apesar da presença de políticos infiltrados, com diferentes causas e temáticas.

- O jovem tem que mostrar sua força. Foi uma grande vitória sem a presença de bandeiras de partidos políticos – comentou Isaías Heep um dos organizadores do manifesto. Ele ficou satisfeito com o resultado, apesar de não terem sido recebidos pelo prefeito Antônio Piva nem pela vice-prefeita Teodora Lütkemeyer, que viajaram a Porto Alegre no final da tarde para cumprir agenda que teve horário antecipado para a manhã de quinta-feira.

Os manifestantes pararam em frente à Prefeitura, onde cantaram entusiasmados o Hino Rio-Grandense e o Hino Nacional Brasileiro. Gritaram frases apontando suas prioridades como educação, saúde, segurança e combate à corrupção que assola a imagem do país e sangra os cofres públicos.

Alguns cartazes foram colocados por baixo da porta da Prefeitura. Uma comissão dos manifestantes vai ser recebida pelo prefeito no dia de hoje, quando poderão apresentar suas reivindicações para questões locais.

Antônio Piva disse em entrevista coletiva na tarde de quarta-feira, que apoia a manifestação e que vai ouvir as reivindicações locais. O prefeito convidou os manifestantes a travarem um diálogo permanente com o Governo Municipal.

Atuação da Brigada Militar

O comandante da Brigada Militar, tenente João Roberto Cardoso, acompanhou a manifestação desde seu início até a Prefeitura. Os policiais se postaram em frente à porta para proteger o patrimônio público contra qualquer excesso ou vandalismo. Apenas um incidente foi registrado pela Brigada Militar. Dois jovens, um de 16 anos, que foi identificado e retirado do local do manifesto por jogar rojões entre os manifestantes e na porta da Prefeitura. O identificado foi encaminhado à Delegacia de Polícia para registro de ocorrência. O outro envolvido acabou escapando.

Os manifestantes retornaram à praça dando por encerrada a manifestação. Uma parte retornou até a Prefeitura e depois seguiu até a residência da vice-prefeita, onde deixou uma mensagem na caixa de correio e alguns cartazes. O movimento se desfez por volta das 20h.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir