Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

9 de julho de 2013

“O que você tem a ver com a corrupção” levou 12 alunos à final do Concurso Oratória nas Escolas

Os 12 finalistas: William França, Maysa Nienow da Silva, ivanete Gross, Fernanda Ferreira Anhaia, Mariele Wulff, Taísa Mulinari, Fabiana Krahe, Nargiana Hoffmann, Tífani Brockmann, Luiz Antônio Gobbi, Gabriela da Rosa e Franciele Garmatz junto com o presidente da JCI Charles Morais e o coordenador do projeto Gilberto Warken
Maysa Nienow da Silva vai representar Não-Me-Toque na final regional em Rodeio Bonito

Despertar a consciência sobre o tema corrupção e os níveis de envolvimento das pessoas em ações que vão muito além da política e dos atos públicos foi um dos propósitos da JCI ao definir o tema do Concurso de Oratória 2013. O projeto que em Não-Me-Toque mobilizou 243 estudantes e levou 12 à final, neste ano foi abraçado pela Secretaria Municipal da Educação como parte do Plano de Estudo de Língua Portuguesa nas Escolas da Rede Municipal de Ensino.

- Tivemos cerca de seis meses de planejamento e dois meses para a execução deste projeto que mostra excelentes resultados no crescimento dos alunos e que chega ao seu final com importantes apoios, como a Secretaria da Educação e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – destacou Charles Morais, presidente da JCI Não-Me-Toque.

A vencedora desta 5ª edição do concurso foi a aluna da Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes, Maysa Nienow da Silva, que alcançou a melhor nota na avaliação dos jurados: Cleudes Schenatto Welter (professora de Língua Portuguesa), Margarete Bin (instrutora de oratória do Sesc e professora de Língua Portuguesa), Teodora Lütkemeyer (vice-prefeita), Gilson Trennepohl (empresário vencedor do prêmio Top de Marketing do RS) e Helaine Gnoatto Zart (Editora do jornal A Folha).

Os candidatos foram avaliados pela fidelidade ao tema e qualidade da argumentação, voz, apresentação e tempo. Em segundo lugar ficou a estudante da Escola Municipal Santo Antônio Tífani Brockmann e em terceiro lugar Fabiana Krahe, também da Escola Nossa Senhora de Lourdes.

Puderam participar alunos da 8ª série e do 8º ano das escolas municipais. Todos receberam curso de oratória e passaram pelas seletivas nas suas escolas, orientados pelas professoras de Língua Portuguesa, que também participaram dos cursos de oratória. Os dois melhores foram para a final que ocorreu na noite de 2 de julho, na Câmara de Vereadores, diante de um público formado por professores, familiares, estudantes e público em geral.

O coordenador do projeto, Gilberto Warken, chamou a atenção para a oportunidade de reflexão sobre a responsabilidade individual em relação a problemas como a corrupção, além do estímulo e técnicas para falar em público, uma competência que é um diferencial no mercado de trabalho.

- São todos vencedores. A satisfação que sentimos por realizar este trabalho voluntário é ver o resultado. Os estudantes ganharam aperfeiçoamento e autoestima – destacou Gilberto Warken.

A secretária da Educação Griselda Scholze Blau elogiou o projeto Oratória nas Escolas pela forma como prepara os alunos e motiva-os a desenvolver novas competências, como falar em público e desenvolver pensamento crítico sobre temas de interesse mundial.

- Os propósitos do Projeto Oratória nas Escolas nos convenceram a incluir a oratória nos moldes da JCI nos planos de estudos da Língua Portuguesa – justificou a secretária ressaltando que no desenvolvimento do projeto participaram 243 estudantes.

Também o presidente da Câmara de Vereadores Pedro Paulo Falcão da Rosa e a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer prestigiaram a final do concurso e elogiaram a organização da JCI, reconhecendo a preparação de jovens para promover mudanças positivas no mundo.

Todos os alunos receberam certificado e troféu de participação. As diretoras das escolas receberam troféu, junto com os professores que acompanharam os alunos durante o projeto: Analice Silveira e Rosenei dos Santos, da (EMEF Nossa Senhora de Lourdes; Deise K. Silveira, da EMEF Valdomiro Graciano; Ardala O. de Lima, da EMEF Santo Antônio; Geneci Martins Farias, da EMEF Amália Kerber; Francesca Batista de Azevedo, da EMEF Ernesto João Cardoso; e Tatiana Soder, da EMEF Carlos Gomes.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir