Passo Fundo/RS: Tempestades isoladas
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Tempestades isoladas
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

16 de julho de 2013

Alunos de Mecânica deixam legado à comunidade

Entre os 9 aparelhos para a academia ao ar livre está o multiexercitador, foi desenvolvido pelos alunos formandos do Curso de Mecânica do Instituto Solano

 Primeira turma do Curso Mecânica do Instituto Solano apresenta TCC

Ao concluir o 5º semestre do curso Técnico em Mecânica oferecido pelo Instituto Estadual de Educação São Francisco Solano, em parceria com Escola Técnica Estadual Monteiro Lobado (CIMOL), Prefeitura Municipal e empresas parceiras, os alunos da primeira turma apresentaram o trabalho de conclusão de curso na noite de segunda-feira (15).

O diretor Cleomar Fritzen, manifestou sua satisfação em ver o sonho de um curso técnico apresentando seus primeiros resultados.

- A implantação deste curso foi um sonho de muitos anos e já está na sua terceira turma. Estamos oferecendo 25 vagas por ano a um custo zero para os alunos que conquistam qualificação no mercado de trabalho melhorando cargos e salário dentro das empresas - comentou o diretor.

O Curso de Mecânica custa 700,00 em Passo Fundo, entre mensalidade e transporte. Em Não-Me-Toque, não tem custo algum. Cleomar também citou que todos os professores do curso são altamente qualificados, todos são engenheiros formados, exceto um deles, que tem 26 anos de experiência como instrutor do Senai, o que qualifica a formação dos alunos.

Ivan Fleck, gerente de Recursos Humanos na empresa Jan, presente no evento de apresentação do TCC, afirmou que a empresa exige este curso para seus supervisores. De todos os formandos, apenas um deles não está trabalhando no momento.

Os cinco semestres do curso contaram com 400 horas de estágio em empresas do ramo metalmecânico.

Para o trabalho de conclusão os alunos foram desfiados a montar uma academia ao ar livre.

Buscaram um modelo para se basear, pesquisaram a história dos equipamentos, materiais e, em grupos, desenvolveram os nove aparelhos.

O material foi oferecido pela Prefeitura, que recebeu em troca um parquinho usado e desativado da Escola Solano e vai receber aparelhos para uma academia ao ar livre, que também será desenvolvida pelos alunos. Os aparelhos que ficaram prontos para o TCC serão instalados no pátio do Solano, colocados à disposição dos alunos, professores e da comunidade.

Os aparelhos foram fabricados na Escola do Senai, nas empresas parceiras: Stara, Jan, Roster, SLPA, Grazmec, Stahar, Belwin, Augustin, Petrymak e Imiag.

O uso de tinta a pó foi um dos aspectos cuidados pelos alunos, considerando os danos ao meio ambiente e a durabilidade. Em grupos, os alunos desenvolveram o projeto fazendo uso da engenharia reversa, que é partir de um produto pronto, mas apresentar diferenciais. Fizeram fotos, desenho em 3D com uso de software específico para a área, preparação de cada peça e montagem.

De acordo com os alunos, desenvolver o projeto exigiu muito empenho de todos, inclusive dos professores. Reconheceram as dificuldades para alcançar o resultado esperado e com isso aproveitaram a oportunidade para crescer e aumentar a confiança no seu trabalho.

- É uma satisfação deixar uma contribuição para a comunidade em troca do tanto que o curso nos proporcionou – destacou o aluno Roberto Tonin.

O coordenador do Curso de Mecânica, Evandro dos Santos, destacou que o trabalho de conclusão proporcionou aos alunos aplicar tudo que aprenderam no curso, desde o projeto até o uso de ferramentais e máquinas como torno, corte a laser, solda, usinagem e dobra.

- Os alunos que estarão se formando no dia 7 de setembro saem deste curso com excelente nível de conhecimento e habilidade – afirmou o professor Evandro lembrando a importância das parcerias firmadas, entre elas a s empresas.

Participaram como convidados da apresentação a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer, o vereador José Aloísio de Souza, representando a Câmara de Vereadores, as representantes da Coordenadoria Regional da Educação Elena Quadros da Costa e Sandra Mara Barbosa, e representantes das empresas.

 

Alunos

Ademilson Wecker, Carlos Eduardo Martins da Silva, Diogo Henicka, Éderson Luiz Ottoni, Estalin Dinarte Souza Gonçalves, Fabio Ottoni, Fernando Rafael Kochchann, Gabriel de Campos Schussler, Jeancarlo de Oliveira, Joel Schmitz, Juliano André Bartz, Lucas Martins Pinto, Marcio Müller, Roberto Carlos Gonçalves Tonin, Rodrigo Rabaiolli e Willian Dal Pozzo Andretta.

Texto e fotos: Helaine Gnoatto Zart/A FOLHA

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir