Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

26 de agosto de 2013

Conab promove novo levantamento de safra de trigo no Paraná

Paraná já aponta perdas na produtividade do trigo por conta da geada no mês de julho

A produção de trigo no Paraná, relativa à safra 2013/14, será de 1,98 milhão de toneladas. Os dados foram atualizados esta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), após novo levantamento em campo no Paraná, entre os dias12 e 16 deste mês. O objetivo foi efetuar uma nova apuração in loco, específica para o cereal, para mensurar as perdas causadas pela incidência das geadas, ocorridas em julho na região Sul do país. A nova estimativa foi reduzida de 2,7 para 1,98 milhão de toneladas, acumulando uma perda de aproximadamente 26% (redução chega a 695,4 mil t).
- A apuração anterior foi realizada no período entre 22 e 26 de julho. Nessa semana, ocorreram fortes geadas e não foi possível quantificar o impacto na lavoura, já que o efeito só pode ser visualiza do alguns dias após a ocorrência deste fenômeno climático -, explica o diretor de Política Agrícola e Informações, Sílvio Porto.

- Durante a divulgação do último levantamento nós já havíamos nos comprometido a fazer essa atualização, e esses novos números confirmam as perdas esperadas pela geada.

De acordo com o novo levantamento, apesar da intensidade da geada ter sido maior na região sudeste do estado, o efeito negativo mais intenso sobre a produção ocorreu na região noroeste, onde o trigo se encontrava em sua maior parte ênfase de floração e enchimento de grão. Com esta redução, o novo levantamento aponta uma ampliação da safra de 12,4%, em comparação a safra anterior. Em termos reais, a safra nacional de trigo deve alcançar quase 5 milhões de t.
A partir desta semana, os técnicos da Conab retornam ao Paraná para realizar mais uma avaliação e levantar os possíveis efeitos das novas geadas sobre essa safra de trigo. Além de verificar a produção, eles irão avaliar também o impacto na qualidade do produto, cuja colheita já foi iniciada. (Assessoria de Imprensa/ Conab)

TAGS: paraná, rs, conab, trigo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir