Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

1 de novembro de 2013

Isenção de impostos para importação de trigo revolta produtores gaúchos

Deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) encaminhou ofício ao governo pedindo a revisão da decisão que derrubou Tarifa Externa Comum (TEC)

O presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA), deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), criticou nesta quinta-feira (31) a isenção da Tarifa Externa Comum (TEC) para a importação do trigo. O parlamentar encaminhou ofício ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) pedindo a revisão da decisão.

- Tivemos uma boa safra de inverno e não podemos jogar esse balde de água fria no produtor, que estava animado com uma perspectiva de receber uma boa remuneração pela saca - destacou o parlamentar.

decisão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) autoriza a importação de uma cota adicional de 600 mil toneladas de trigo com a Tarifa Externa Comum (TEC) zerada até 30 de novembro. Em condições de normalidade, a TEC incidente sobre as compras fora do Mercosul é de 10%. O governo argumenta que a medida se justifica em virtude risco inflacionário que poderia ser produzido pela queda no fornecimento do produto vindo da Argentina. Por outro lado, a prorrogação da isenção da TEC não chega em boa hora para os produtores do Rio Grande do Sul,  único Estado que tem trigo para comercializar.

- Precisamos de medidas compensatórias para não prejudicar os triticultores brasileiros. Uma saída seria reduzir as alíquotas de ICMS interestaduais - sugeriu o parlamentar.

Apolos Neto (Assessor de Imprensa deputado Jerônimo Goergen – PP/RS)

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir