Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

1 de novembro de 2013

Tua garra, nossa paixão! Russo Preto 50 anos

Jogadores que participaram da comemoração dos 50 anos do Russo Preto em foto histórica

 Fundado no dia 26 de outubro de 1963, quando um grupo de amigos curtia os embalos da noite, no Clube União, o Grêmio Esportivo Russo Preto teve seu nome inspirado na mistura de uma bebida que continha vodca com Pepsi-Cola.

Depois de cinco décadas muitos jogadores, técnicos, diretores e apoiadores que colaboraram para construir a história do pretão maravilha se encontraram para comemorar. E o começo desta trajetória foi lembrada, revivida e comemorada na festa dos 50 anos do Russo Preto no dia 26 de outubro.

Fundadores e representantes

Na ata de fundação consta que Sérgio Dornelles, Irineu Schmitt, Arlindo Hermes, Arnildo Hermes, Egon Francisco Erpen, Harry Alberto Erpen, Ilmo Jacó Sebastiani, Délcio Henrich, Aroldo Jair Kirinus, Rubens Henrique Kirinus, Mário Délcio Fuhr e Rui Erpen fundaram uma agremiação futebolística que seria uma sociedade civil de fim cultural, recreativo e esportivo.

- O Russo Preto, nascido de um bate papo despretensioso, tornou-se nossa paixão. Os jogos no pavilhão Cristo Rei, onde jogávamos no chão batido, sem salário, por amor à camisa, foram a base da agremiação. Essa chama viva que ainda arde em nós, faz persistir a tradição do Russo como orgulho para nós – disse Sérgio Dornelles, em nome dos fundadores do Russo Preto na solenidade comemorativa.

Nei César Mânica

Nei César Mânica se manifestou na solenidade como ex-presidente do Russo. Em sua trajetória no clube também foi jogador e técnico.

- O Russo Preto é uma vitrine de jogadores, por aqui passaram muitos atletas que se consagraram nacionalmente e chegaram à seleção – enalteceu.

Falaram ainda Ronei Raber, em nome dos jogadores, relembrando fatos pitorescos das viagens e disputas, e o técnico Ferreirinha representando os treinadores, demonstrando toda a emoção que o encontro proporcionou aqueles que tiveram suas vidas marcadas pela passagem no Russo Preto de Não-Me-Toque.

Ronei Raber
Ferreirinha

Homenageados

Dois personagens marcados na história do clube receberam homenagem. O massagista Adalipio Hahn (Tatu) recebeu uma placa com fotos do seu trabalho. Adalipio está desde o início no Russo, cuidando dos jogadores do time principal e atualmente fazendo parceria com o treinador Silvano Tramontini em trabalho voluntário nas categorias de base.

- Para mim o Russo Preto sempre foi especial nos momentos bons e ruins. E rever todos os amigos é uma alegria. Admiro muito as pessoas dedicadas ao Russo, como Silvano Tramontini, Carlos Roberto Becker (Schwatz) e Marisa Becker. Agradeço o apoio da minha esposa Honesta Aroldi Hahn, que sempre me deu muita força nesta jornada – comentou.

 

Adalípio Hahn, o homenageado, com a comissão organizadora do cinquentenário
Gelson: o símbolo da garra e da paixão chamada Russo Preto. Foto arquivo do Jornal A Folha

Outro homenageado foi ex-jogador Gelson, que marcou muitos gols com o seu potente chute com a perna esquerda. Gelson recebeu um banner com uma foto sua estampada enquanto comemorava o gol. A imagem doada pelo Jornal A Folha de seus arquivos – assim como muitas outras que formaram a exposição da história do clube - mostra com raivosa, explosiva e raçuda comemoração de um gol. Junto com a imagem de Gelson a frase “Tua garra, nossa paixão”.  A homenagem foi extensiva a todos os jogadores que deram sua garra ao Russo e contribuíram para que alcançasse 50 anos de atividades.

Personalidade do futsal

Grande referência do futsal brasileiro, o campeão mundial com a seleção brasileira PC de Oliveira esteve presente na festa comemorativa dos 50 anos do Russo Preto. Mesmo que não tenha conquistado títulos pelo Russo, PC guarda a amizade que marcou sua passagem por Não-Me-Toque.

- O Russo Preto foi um dos meus primeiros clubes. Nunca esqueci o que eu vivi aqui. É muito especial voltar e rever estas pessoas. Trabalhei com profissionais que pensam de maneira diferenciada para conduzir um trabalho – comentou PC.

O atual presidente do Russo Preto, Silvano Tramontini, destacou agradecimento os jogadores que vieram de diferentes regiões do Estado e do País exclusivamente para a festa dos 50 anos do Russo Preto. Entre eles estavam Adilson, de Ijuí; Nestor, Cimino e Alexandre, de Porto Alegre; Arno, de Tramandaí; Becon, de Santa Rosa; Jovânio, de Guaporé; Miguelzinho, de Palmeira das Missões; Alencar Canelo, de Lages; Cristianinho, de Itapema; Lenilson, de Santo Amaro, Hamilton, de Florianópolis; Luis Cláudio, do Rio de Janeiro; Tibina, de Maringa (PR), e Cabeça, de Mineiros (GO).

Grandes personalidades vestiram a camisa do Russo Preto

Entre os atletas da região estiveram: Julião, de Passo Fundo; Clair, Claudinho, Tête, André, Mário e Audiniz de Carazinho; Gelson e Plínio, de Espumoso; Paulo Gaúcho e Delong, de Colorado. Não-me-toquenses que vestiram a camisa do Russo Preto foram muitos, entre eles: Airton Gilmar Ros, Xuxa Liska, Bernardo Rietjens, Rodolfo Kirinus, Luiz Sebatiany e Nerciso Schmidt .

Os garotos que conquistaram o título máximo do clube – Campeão Brasileiro categoria iniciação (Sub 9) – em 2010, também foram convidados para a festa.

Comissão organizadora

A comemoração começou a ser organizada no início do ano. Desde então iniciaram os contatos para localizar o máximo de pessoas possíveis e convidar para o evento marcado para o exato dia da fundação: 26 de outubro. O trabalho foi desenvolvido por Silvano Tramontini, Roberto Becker, Nei César Mânica, Gervásio Diel, Marlon Lauxen, Marisa Becker, Henrique van Riel e Valdir Ariovaldo Drum.

Imagens da festa dos 50 anos

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir