Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

8 de novembro de 2013

Prefeitura amplia perímetro urbano e muda zoneamento

O município de Não-Me-Toque vem crescendo registrando altos índices de crescimento urbano, impulsionado pelo desenvolvimento industrial. Para fazer frente a esta realidade o Governo Municipal vem tomando medidas que visam ordenar esse crescimento.
- Precisamos que a infraes-trutura da cidade seja adequada e bem estruturada para receber esse crescimento – observou o prefeito.
Com a criação de novos lotea-mentos e diversos investimentos, tanto comerciais como industriais se instalando no município, o Governo Municipal convocou investidores para debater as questões de ampliação do perímetro urbano e o zoneamento da Cidade.
A equipe de engenharia da Prefeitura, juntamente com o agrimensor do município Edilio Batistelli, realizou um estudo que deu origem ao projeto de lei encaminhado à Câmara de Vereadores com a proposta do novo zoneamento e limites do perímetro urbano do município.
A nova Lei amplia o perímetro urbano de áreas não loteadas de um hectare para seis hectares, possibilitando assim uma maior expansão para fomentar investimentos. O efeito disso recai sobre a redução da especulação imobiliária e oportuniza que várias investimentos rurais possam se tornar urbanos.
- Essa expansão não tem nenhuma ligação com o aumento dos impostos, sendo que somente a partir do momento que o investimento rural tomar iniciativas urbanas ou adquirir características urbanas passará a ser enquadrado na cobrança do IPTU – explica a secretária de Administração Noeli Machry dos Santos.
O novo zoneamento urbano do município mantém o crescimento no sentido a Carazinho - nas margens da RS-142 - como área industrial, assim como no sentido a Colorado, Lagoa dos Três Cantos e Victor Graeff.
A área leste do município, ou seja, sentido perimetral e São José do Centro tornou-se área residen-cial. O perímetro urbano do distrito de Invernadinha também foi ampliado para que lá também possam ser feitos novos investimentos e loteamentos residenciais que são de interesse coletivo e importantes para a comunidade.
A vice-prefeita Teodora Lütke-meyer ressalta a importância do Governo Municipal fomentar um crescimento organizado do município.
- Esta ampliação do perímetro urbano com este novo zoneamento possibilita um crescimento organizado e harmonizado. Os interesses da indústria e o zoneamento muitas vezes conflitam, mas precisamos organizar o município para atender os interesses da maioria. Essa nova organização já é lei e, logicamente, vamos seguir na legalização dos investimentos – explicou Teodora.
Mais informações sobre a nova Lei de Zoneamento podem ser obtidas junto à Secretaria de Administração e Planejamento, que também tem um mapa atualizado disponível.

 

Município precisa regulamentar as áreas de acordo com as atividades

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir