Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

14 de novembro de 2013

Manifestação em prol do Solano pede atenção do Estado

Cerca de 500 pessoas saíram para a rua se manifestar
Presidente da Assembleia Legislativa veio trazer apoio à reivindicação da comunidade não-me-toquense

Com gritos de ordem “Chega de enrolarão queremos solução” os não-me-toquense foram manifestar o direito de receber investimentos do Estado para a construção do prédio para o Instituto Estadual de Educação São Francisco Solano. Governo Municipal, vereadores, representantes de empresas, alunos das redes - estadual (Solano e Geny) e municipal  - uniram forças num ato apartidário, na manhã de hoje. Cerca de 500 manifestantes foram para a rua, com som, cartazes e faixas.

O atual prédio onde são realizadas as aulas pertence ao município. A manifestação saiu da escola percorrendo a Av. Waldomiro Graeff até a praça Dr. Otto Schmiedt, parando em frente ao altar da pátria. No local foi entoado o Hino do Rio Grande do Sul e aberto espaço para manifestações. Vindo de Porto Alegre especialmente para acompanhar a manifestação, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Pedro Westphalen, apoia a reivindicação.

- Uma cidade com a importância para economia local e regional merece atenção dos governos que lamentavelmente reagem de acordo com a força das manifestações, que aqui em NMT se tornam mais forte a partir de agora. É uma questão de priorizar a escola – afirmou Westphalen.

Depois de explicar as ações já desenvolvidas para que a promessa saia do papel, o prefeito Antônio Vicente Piva anunciou que o projeto está pronto para ser licitado.

- Falta ainda a garantia de onde vai vir o recurso. Esta é uma condição da Secretaria da Fazenda para disponibilizar o dinheiro – informou Piva.

Segundo o diretor do Solano, Cleomar Fritzen, para o prédio da escola se tornar realidade o processo licitatório, recurso disponível e inicio das obras devem estar encaminhados até o dia 30 de junho do ano que vem - antes de começar o período eleitoral. Cleomar relatou que participou de reunião na Secretaria Estadual da Educação, no dia 12 (terça-feira), junto com vereadores, a vice-prefeita Teodora e secretários municipais.  em reunião com o diretor administrativo da Secretaria da Educação Cláudio Sommacal.

- Pedimos que o recurso fosse incluído no orçamento de 2014. Com a mobilização em várias frentes e o interesse da comunidade, esperamos que finalmente deslanche para não jogarmos doze anos de luta fora – ressaltou Cleomar.

O presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Paulo Falcão da Rosa, com apoio dos vereadores, encaminhou moção de indignação, pedindo uma audiência pública em NMT com representantes do Governo Estadual e Secretaria da Educação do Estado. O pedido foi entregue ao presidente da Assembleia Legislativa Pedro Westphalen.

Também o ex-prefeito Armando Carlos Roos se manifestou lembrando que o município negocia com o Estado desde 2001 para a construção do prédio. A escola estadual nunca teve prédio próprio e funciona de favor no local.

O valor estimado da obra é de R$ 2.759.000. O prazo dado pelo Governo do Estado para abertura da licitação espirou há mais de 30 dias.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir