Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

29 de novembro de 2013

Três não-me-toquenses premiados com a Medalha Júlio Redecker de Desenvolvimento instituída pela Câmara Federal

Airton Roos recebe a medalha das mãos do deputado Jerônimo Gorgen

 Premiação concedida pela Comissão de Integração Nacional foi entregue a políticos, empresários e educadores que contribuem para o desenvolvimento regional.

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA) concedeu nesta terça-feira (26), a ‘Medalha Júlio Redecker de Desenvolvimento’, instituída para homenagear órgãos, agentes públicos e entidades que contribuem para a melhoria das condições de suas respectivas comunidades. Criada em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a primeira edição do prêmio reuniu mais de 300 pessoas no Salão Nobre da Câmara, entre elas o presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que elogiou o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) pela organização.
A distinção leva o nome do deputado Júlio Redecker (PSDB-RS), uma das 199 vítimas do voo TAM 3054. O acidente ocorreu no aeroporto de Congonhas (SP), em 17 de julho de 2007. O filho do parlamentar, deputado estadual Lucas Redecker (PSDB), recebeu a homenagem póstuma em nome do pai e ressaltou o legado de Júlio em defesa das nobres causas da política.
- Ser empresário, investir num país com a mais alta carga tributária do mundo, para trabalhar tem diversos obstáculos. E essas pessoas se destacaram no Brasil. Eu fico muito feliz em nome da família e também como político de saber que o prêmio leva o nome de uma pessoa que batalhou pelo desenvolvimento do país - destacou Lucas.
Idealizador da homenagem, o deputado Jerônimo teve em Júlio Redecker um exemplo de homem público.
- Homens como o Júlio Redecker nos dão a razão de seguirmos nessa trajetória política. Eu não tenho dúvida de que a probidade, a dedicação, a competência do Júlio, fazem falta à política nacional. Eu acho que homenagear é importante sim. Homenagear quem está vivo talvez seja tão importante como homenagear quem já não está mais aqui, para que possamos nos inspirar no legado deixado por eles, para que a gente acerte na vida pública e faça um Brasil melhor - justificou o parlamentar.
Entre os 40 homenageados, destaque para o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, o presidente do Tribunal de Contas da União, João Augusto Nardes, o ex-ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, os não-me-toquenses Nei Mânica, presidente da Cotrijal, Airton Gilmar Roos diretor-presidente da Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (Acebra), e Gilson Trennepohl, diretor-presidente da Stara, que não pode comparecer.
Mesmo sendo um dia de festa e reconhecimento, o presidente da Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (ACEBRA), Airton Gilmar Roos, lembrou das dificuldades que o setor produtivo enfrenta com a precariedade da infraestrutura no país.
- Os anúncios são muitos. Só que na prática isso não acontece. A gente sabe que o governo tem um projeto de desenvolvimento de rodovias, ferrovias e portos, para dar condições de escoar toda a produção que vai à exportação. Só que até agora isso não se tornou prático - criticou o dirigente.
Homenageado pelo trabalho desenvolvido à frente da cooperativa agrícola Cotrijal, de Não-Me-Toque (RS), o presidente Nei César Mânica fez coro às palavras de Roos.
- O nosso produtor é mais competente do que o norte-americano. Se você der as mesmas condições ao nosso produtor, como o seguro da renda, a garantia de toda a cadeia produtiva, com certeza nós seríamos um país maravilhoso em termos de competitividade - comparou Mânica.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir