Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

13 de dezembro de 2013

Uma nova Câmara com segurança e acessibilidade

Em 58 anos de funcionamento, a Câmara Municipal de vereadores funcionou em diversos locais, desde o dia 28 de fevereiro de 1955, quando instalou o município de Não-Me-Toque, em sessão solene realizada no Clube União.
O Clube União sediou as sessões semanais até 1957, mudando-se para um prédio na Av. Alto Jacuí, nº 595, mudando-se para outro prédio, na mesma avenida, em frente à Prefeitura. Com a inauguração do prédio da Prefeitura, em 1967, ganhou espaço onde funcionou até o ano de 2003, quando se instalou primeiro andar do prédio nº 825, na Avenida Alto Jacuí. O imóvel adquirido foi o primeiro passo para a consolidação da autonomia do Poder Legislativo.
Foi este local que no mês de outubro deu início às obras de melhoria atendendo questões de segurança e de acessibilidade. A reinauguração ocorreu no final da tarde de 6 de dezembro. Os integrantes do Poder Legislativo receberam convidados para apresentar a nova estrutura, que inclusive mexeu na apresentação dos gabinetes, que passam a oferecer visibilidade.
Pedro Paulo Falcão da Rosa, presidente do Legislativo Municipal, ressaltou a importância das obras realizadas que tiveram como impulso a tragédia na Boate Kiss, em Santa Maria, no mês de janeiro deste ano.
- Junto com o Poder Executivo, tomamos medidas para evitar a perda de qualquer vida por questões de falta de medidas preventivas em sinistros – destacou Pedro Paulo.
A construção de uma saída de emergência, sinalização, abertura de espaços para evacuação de emergência exigiu um novo projeto arquitetônico que foi realizado pelo arquiteto Daniel Rodighero. Junto com estas alterações o presidente da Casa Legislativa aproveitou para executar obras de acessibilidade, que estavam em seus planos na presidência. Alteração na sala das sessões, sanitários e aquisição de um elevador predial móvel para permitir o acesso de pessoas portadoras de deficiência e com dificuldades motoras.
- Esta Casa Legislativa sofreu mudanças profundas, que vão desde a segurança, a acessibilidade até a transparência do trabalho nos gabinetes. Entendemos que não poderia ser diferente, já que aqui é a Casa do Povo e ao povo deve se reportar os signatários de mandatos. Além de tudo isso, como legisladores e fiscais, tínhamos que dar exemplo – declarou Pedro Paulo.
A solenidade de reinauguração foi prestigiada pelo deputado Ernani Polo que representou o presidente da Assembleia Legislativa, pelo prefeito Antônio Vicente Piva, pelo deputado Diógenes Basegio, pelo vereador Ibanez de Quadros representando o presidente da Ascamaja, e pelo auditor Flávio Scalco Fauth, que representou o presidente do Tribunal de Contas do Estado.
O auditor Flávio Fauth avaliou que, com as obras realizadas, o Legislativo Municipal estava acompanhando a evolução do município, conhecido pelas grandes realizações e suas empresas de projeção internacional.
O deputado Basegio elogiou a atuação do presidente da Câmara de Vereadores e disse que Não-Me-Toque é exemplo pela grande capacidade de sua gente. Nesta mesma linha, o deputado Ernani Polo afirmou que o município é diferenciado pela atuação de seus líderes políticos e empresariais.
O prefeito Piva elogiou a atuação do presidente Pedro Paulo e sua preocupação com as pessoas. Agradeceu a devolução de recursos do Legislativo para ser usado pelo Executivo na instalação do Corpo de Bombeiros e outras obras e ressaltou o apoio dos vereadores para realizações do Governo Municipal como a oferta de cursos técnicos que qualificam mão de obra para as indústrias.
Ao

Autoridades convidadas acompanharam os vereadores na foto oficial de reinauguração do prédio da Câmara de Vereadores

finalizar a solenidade, o presidente da Câmara de Vereadores declarou:
- Hoje, a Casa do Povo passa a ser de fato e de direito. As pessoas excluídas agora podem participar e contribuir com suas ideias e reivindicações. Isso tudo foi possível porque houve entendimento de todos os vereadores de que assim deveríamos proceder.
Ao reinaugurar as instalações da Câmara Municipal de Vereadores, o presidente Pedro Paulo Falcão da Rosa destacou que a comunidade estava recebendo uma Câmara mais moderna, mais acessível e mais cidadã.
Após a solenidade realizada na sala de sessões, foi descerrada aplaca de identificação da Câmara e realizada demonstração do funcionamento do elevador de escada.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir