Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

17 de janeiro de 2014

Uma viagem inesquecível ao deserto do Atacama

 

A virada do ano para família Becker e amigos foi de aventura na estrada. Com parada estratégica em hotéis para descansar e o deslumbramento com as paisagens vista pelo visor do capacete ou de dentro do carro, vendo de perto o que ainda não haviam conhecido.

Os vinte dias de viagem de férias de Carlos Roberto Becker, Ricardo Becker, Marisa Becker, Alexandra Braun, Raul Luiz Chiele, Cléria Avila, Carlo Stella e a americana Katrina Yarbrough (fazendo intercambio em Não-Me-Toque) foram impactantes conhecendo lugares belos, únicos, onde os aventureiros não vão, para nunca esquecer os momentos na estrada sinuosa, restaurantes, hotéis, paisagens e passeios.

De 23 de dezembro a 11 de janeiro, em três motos e um carro de apoio, o grupo pegou a estrada rumo à Argentina. Chegando ao Chile foram em direção ao deserto do Atacama. Passaram por cordilheiras (a 4.800 metros de altura), montanhas coloridas, enfrentaram temperaturas de zero a 40 graus até chegar à costa do Oceano Pacifico com destino a capital chilena, Santiago, a meta do passeio.

Com tradicionais paradas para tirar fotos, a média percorrida por dia foi de 500 km, seis a oito horas de viagem.  O trajeto total do passeio contando a ida e volta apontou uma quilometragem de mais de seis mil quilômetros. O roteiro de viagem começou a ser planejado pelo casal Ricardo (Caco) e Alexandra, pelo menos quatro meses antes de cair na estrada.

- Em vez seguir uma linha reta até Santiago, escolhemos passar pelo deserto do Atacama - comentou Alexandra.

Segundo Ricardo Becker, para uma viagem com esta distância e cruzando fronteiras pela América do Sul é fundamental haver um planejamento antecipando do que será feito, ouvindo pessoas que já passaram pela experiência. O GPS nas motos facilitava muito as coisas durante a viagem. Um dos aspectos na organização da viagem é que ninguém se perdeu um do outro permanecendo sempre juntos. Para o pai de Caco, Carlos Roberto Becker (Schwatz) é preciso conhecer com quem você está viajando. Na relação custo e beneficio vê vantagem em realizar um roteiro de viagem mais longo e atrativo.

- Num grupo é preciso haver certa afinidade, e ter um líder para que a viagem tenha segurança. Gastamos um pouco mais, mas culturalmente vale muito à pena. Abriu nosso  horizonte para fazer outra aventura - considera.

Encarando o frio na cordilheira dos Andes e o calor no deserto, pessoas do mundo inteiro visitam a região. De acordo com Marisa Becker, a população da Argentina e do Chile é bem prestativa, e ambos os países oferecem boa estrutura para o turismo com estradas em ótima condição de trafegabilidade, bem sinalizadas, com internet wi-fi em pontos comerciais, caixas eletrônicos para sacar dinheiro.

Alexandra Braun observou na viagem a semelhança do argentino e chileno com o gaúcho, como no tomar mate. Professora de idiomas, recomenda a quem viajar ter o mínimo de conhecimento em espanhol principalmente no Chile, mas, o inglês também é um aliado na hora de se comunicar.

No roteiro da viagem, entre vários lugares, conheceram São Pedro do Atacama, uma pequena cidade em meio o deserto chileno, um paraíso natural (com vulcões e sítio arqueológico), como outros locais ímpares no Chile. No retorno para casa passaram por Mendoza e Córdoba, na Argentina. Conheceram a casa de Ernesto Che Guevara e avistaram o monte Aconcagoa, descrita por Carlos Becker no facebook:

- Saímos de Santiago pela manhã e a tarde damos de cara com a montanha do Aconcagoa, majestosa como sempre com 5.830 metros.

No Chile puderam experimentar um saboroso e curiosíssimo churrasco de lhama e tomar o pisco - bebida destilada feita de uva. Na Argentina e Chile a comida é pouco salgada e com bastante ervas, quase sempre servida a alacarte. No aspecto cultural, existem muitos monumentos, estátuas e os livros são facilmente adquiridos em diferentes pontos comerciais, inclusive em mercados.

Para o grupo a vontade é voltar a realizar outra viagem semelhante a essa. Pois diferentemente de ir à praia ou camping, a viagem é dinâmica, surpreendente em cada lugar. Para quem ficou com vontade de pegar a estrada nas próximas férias, a dica é planejar desde já.

Texto: Felipe Keller

 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir