Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

24 de janeiro de 2014

Hospital ND ganha recursos para mamógrafo digital de última geração

O deputado Diógenes Basegio defendeu o projeto que foi atendido pelo Governo do Estado com R$ 150 mil

A rede de Hospitais Notre Dame vem se estruturando para se tornar pólo regional de atendimento e para isso busca equipamentos e profissionais para atender especialidades. A mamografia, que vem sendo realizada no Hospital ND Júlia Billiart vai ter um salto em qualidade e precisão a partir da compra de aparelho de mamografia de ultima geração. O investimento de R$ 150 mil vai ser possível com o recurso já depositado pelo Governo do Estado na conta do Hospital.

O deputado Diógenes Basegio esteve em Não-Me-Toque na manhã de quarta-feira (22) e, junto com o vereador Pedro Paulo Falcão da Rosa, anunciou o benefício. Pedro Paulo apresentou o projeto do Hospital ND Júlia Billiart ao deputado que se empenhou para que fosse atendido.
- Como médico mastologista, com 20 anos dedicados exclusivamente à medicina, sei dos benefícios da prevenção na detecção precoce do câncer de mama. Com um mamógrafo digital e o trabalho de conscientização sobre a importância dos exames preventivos, será possível aumentar o índice de tratamento e reduzir as mastectomias – comentou o Dr. Basegio.
Segundo a secretária adjunta Amélia Sebastiani, que está respondendo pela Secretaria da Saúde nas férias do secretário titular, a divulgação da importância da prevenção, desde o Outubro Rosa, motivou muitas mulheres a realizar o exame e três casos foram detectados no estágio inicial da doença.
A Ir. Irene Comiran, chefe da Enfermagem, lembrou que o Hospital Júlia Billiar participou da campanha do Outubro Rosa e disponibilizou a realização de cem mamografias.
A diretora dos Hospitais ND, Ir. Silvânia Ioner, veio de Passo Fundo para receber a notícia do parlamentar gaúcho que já indicou recursos para aquisição de três veículos para a Secretaria da Saúde de NMT.
- Nos últimos tempos conseguimos sensibilizar as autoridades e recebemos apoio político para aquisição de equipamentos importantes para qualificar o atendimento dos Hospitais Notre Dame (Não-Me-Toque e Espumoso). É preciso difundir a consciência de que a população, quando atendida na sua região, reduz os custos da saúde pública e o atendimento é mais digno para o doente e para seus familiares. É preciso pensar nas pessoas, acima de tudo – destacou a diretora.
A compra do mamógrafo começa pela tomada de preços, que já está em andamento. A expectativa é de que esteja instalado e pronto para ser usado até abril.
- Este é o primeiro presente para o aniversário de 65 anos do Hospital ND Júlia Billiart que será comemorado ao longo deste ano. Esperamos ainda neste mês assinar convênio com o Estado para aquisição de um novo aparelho de radiologia e de um digitalizador de imagem para a revelação dos exames de mamografia e radiologia – comentou Daniel Griep, coordenador administrativo hospitalar. Dia 4 de dezembro de 2014 a instituição completa 65 anos de fundação.

Também estiveram no anúncio do recurso, a primeira-dama Bernadete Piva, a vice-prefeita de Lagoa dos Três Cantos Juliane Kempf, as secretárias de governo de NMT, Nara Adams (Habitação) e Clereci Schenkel (Assistência Social), os médicos Anaor Aguiar, José Luiz Porto Ferreiro, Rafael Utzig e Ana Paula Tesser Wallauer, equipe do setor administrativo do hospital e imprensa.

 

TAGS: mamógrafo, nd, saúde

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir