Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

11 de março de 2014

Agricultura impulsiona a indústria

ABERTURA DA FEIRA

Considerada referência internacional em agricultura de precisão, a 15ª Expodireto Cotrijal 2014 ocorre em Não-Me-Toque de 10 a 14 de março. A abertura protocolar da feira foi na segunda-feira (10) e contou com a participação do governador Tarso Genro, que falou sobre a diversidade produtiva do Estado, apresentou dados que garantem a sustentabilidade da economia gaúcha e detalhou a política adotada para atração de investimentos.
- Com as políticas de indução do crescimento, estamos obtendo resultados excelentes. O crescimento do nosso PIB em 2013 foi três vezes maior do que o do Brasil. A contribuição desse segmento foi fundamental para alcançarmos um patamar econômico tão positivo - afirmou o governador.
O governador prestou reconhecimento à contribuição do cooperativismo ao desenvolvimento do Estado e conferiu ao presidente da Cotrijal Nei César Mânica o protagonismo do avanço do crescimento no setor agronegócio, capitaneados pela Expodireto.
- É a agricultura que impulsiona a indústria e que promove esse crescimento – afirmou Tarso Genro.
O presidente da Cotrijal, cooperativa que atua em 15 municípios da região e organiza a feira, Nei César Mânica, destacou o comprometimento dos gestores públicos para o desenvolvimento do agronegócio.
- A expectativa para 2014 é a possibilidade de bons negócios, como também uma maior integração social, econômica e cultural entre nações. Faremos uma grande feira, consolidando a ampliação internacional do evento – afirmou lembrando que a feira vem promovendo a difusão de informações, de tecnologia e dos negócios.
A importância dos negócios realizados na Expodireto foi citada pelo prefeito Antônio Vicente Piva:
- O que se vende nesta feira equivale ao volume de cinco novas fábricas captadas para o Estado. É por conta do agronegócio que o Rio Grande do Sul teve um crescimento significativo em seu PIB.
Na opinião do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gilmar Sossella, o número alcançados nas edições anteriores do evento demonstram a representatividade da feira, o respeito conquistado no Estado e, principalmente, a possibilidade de, em conjunto, os agricultores avançarem.
Também o ministro do Desenvolvimento e da Reforma Agrária, Pepe Vargas, deixou sua impressão sobre impulso do agronegócio no crescimento do PIB brasileiro:
- É o resultado do trabalho dos agricultores, desde os da estrutura familiar até a empresarial, o apoio do Governo Federal com políticas de incentivo e recursos públicos para o setor, o resultado das instituições de pesquisa, do desenvolvimento de novas tecnologias pela indústria e pela maturidade das instituições financeiras que acharam fontes de recursos para também financiar o agronegócio.
A cerimônia contou com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, além de delegações internacionais e de representantes do setor.

 

Presidente da Assembleia Legislativa Gilmar Sossella, presidente da Expodireto Cotrijal Nei Mânica, governador do Estado Tarso Genro, ministro do Desenvolvimento Agrária Pepe Vargas, deputado Giovani Cherini e secretária estadual do Turismo Abgail Pereira. (foto abaixo) 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir