Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

19 de março de 2014

Viver melhor é uma questão de passos

Comprovado: dançar melhora o humor e afasta a depressão de idosos - população que crescerá 350% em 35 anos

 Há que se pensar: crescimento de 350% até 2050... o aumento da população de idosos inspira a busca de melhoraria da qualidade de vida desse segmento, coloca a especialista em Psicologia do Desporto, Naira Anthunes - diretora, bailarina e coreógrafa do Naira Anthunes Centro de Danças.

Essa condição de saúde, bem-estar e felicidade podem passar pela dança. Dançar na terceira idade traz inúmeros benefícios: mantém o equilíbrio físico e mental, melhorando o humor da pessoa. "Importante ressaltar que, através dessa atividade é possível também afastar os sintomas da depressão e estimular a integração social", coloca a coreógrafa. Os idosos que dançam têm elevada autoestima. “Nesses anos todos de Escola tenho comprovado a interação social que ocorre durante a dança, liberando hormônios (serotonina e endorfina) e ampliando a sensação de bem-estar”, salienta a bailarina. "É muito lindo presenciar metamorfose tão intensa".

- O isolamento social tão comum na velhice tem na dança um redutor. Ela promove o estímulo a novas amizades e a novos interesses comuns no grupo - explica Naira.

Além desses benefícios, a atividade também estimula o cérebro. Aumenta a circulação sanguínea, de forma que áreas adormecidas são estimuladas, aprimorando memória e raciocínio.

A sociedade e os poderes têm a obrigação de refletir sobre o bem-estar desse segmento que será maioria em pouquíssimo tempo. Caso contrário teremos uma sociedade envelhecida, doente e triste, lamenta a bailarina que lançou em Porto Alegre uma metodologia pioneira metodologia no ensino da dança de salão. Acesse www.dancacomigo.com.br e saiba mais!

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir