Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

21 de março de 2014

Paulinha e Pedro Paulo garantem recursos para a saúde em Brasília

Vereadores Pedro Paulo e Paulinha, diretor-executivo do Fundo Nacional de Saúde Erasmo Ferreira da Silva, assessor parlamentar Estevan e o administrador do Hospital Alto Jacuí Felipe Sohne

A eficiente gestão fiscal do município de Nâo-Me-Toque tem garantido recursos extras conquistados através de projetos e ação política na esfera federal.

De terça-feira (17) até ontem, os vereadores Paul Samuel van Schaik e Pedro Paulo Falcão da Rosa, do PP, estiveram em Brasília atuando diretamente nos ministérios e gabinete dos deputados para buscar o atendimento de promessas e ajudar o Hospital Beneficência Alto Jacuí a recuperar a classificação de filantropia, situação indispensável para receber recursos federais.

Ainda na terça-feira os dois vereadores acompanharam o administrador do Hospital, Felipe Sohne, no Ministério da Saúde, onde foram recebido em audiência pelo responsável pela coordenação do Samu, buscando informações sobre a liberação da ambulância e autorização para a implantação do serviço em Não-Me-Toque.

Os representantes de NMT foram informados que os trâmites burocráticos estão concluídos, mas não há previsão para liberação da ambulância, pois existe um acúmulo de pedidos de instalação do Samu e nesse momento o Governo Federal não tem disponibilidade para contemplar todos os municípios aptos a receber. Além disso também não há recursos disponíveis para a manutenção das novas equipes do Samu.

- Existe uma fila de espera e o setor de logística irá contemplar alguns municípios habilitados, esperamos que Não-Me-Toque seja um dos contemplados – explicou a vereadora Paulinha.

Também no Ministério da Saúde, estiveram com Bruno Carijo para verificar a situação da certificação do Hospital Beneficência Alto Jacuí que se encontra pendente de julgamento. Conseguiram a informação que o processo está no setor jurídico do Ministério da Saúde para análise e que nos próximos dias será publicada uma nova portaria definindo essa situação.

- A situação pode ser resolvida rapidamente, mas o que nos deixou ainda mais animados foi a informação de que nada impede o Hospital AltoJacuí de assinar convênios e contratos com a União, o Estado e o Município, até mesmo, receber indicações para emendas parlamentares – comentou Felipe Shone

Bruno Carijo ainda afirmou que o Hospital não deixou de ser uma instituição filantrópica, apenas está aguardando a decisão da Certificação de Entidade Beneficente e de Assistência Social e Saúde (CEBAS).

Como terceira e última audiência no Ministério da Saúde, Paulinha e Pedro Paulo e o administrador Felipe Sohne conversaram com o diretor-executivo do Fundo Nacional de Saúde, Erasmo Ferreira da Silva, tratando da emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil indicada pelo deputado federal Luiz Carlos Heize (PP), ainda do ano de 2009, que beneficia o Hospital Alto Jacuí para aquisição do aparelho de videocolonoscópio.

Tiveram a confirmação de que essa emenda está empenhada e deverá ser liberada brevemente. Esta é a mesma situação da emenda de R$ 100 mil indicada pelo deputado federal José Otávio Germano (PP) no ano de 2010, para aquisição de um aparelho de ultrassonografia.

- Essas emendas estavam trancadas devido a problemas burocráticos do Ministério da Saúde e sempre tiveram acompanhamento dos deputados, mas somente puderam ser empenhadas, dependendo apenas do pagamento pela União – explicou Pedro Paulo.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir