Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

4 de abril de 2014

Dalva Schroeder é reconhecida pelos mais de 40 anos dedicados à Cotrijal

 

A dimensão que a Cotrijal alcançou desde que foi fundada e a solidez financeira que a coloca como uma das principais cooperativas agropecuárias do país, tem o esforço, a dedicação e o profissionalismo de Dalva Terezinha Schroeder, uma mulher que, à frente do seu tempo, galgou espaços, inovou, cresceu e fez outras pessoas crescerem, construindo uma história de desafios e conquistas, considerada exemplo.

Filha de agricultores, associados da Cotrijal, desde o início Dalva se mostrou uma mulher de fibra e com objetivos definidos. Em 1973, aos 19 anos, quando recebeu, em casa, o convite para trabalhar na cooperativa, que na época tinha unidades em Não-Me-Toque, Colorado e Victor Graeff, não teve dúvidas, aceitou com orgulho a proposta, preconizando um futuro promissor tanto para ela como a para a organização.
- Eu me considero uma pessoa agraciada por Deus por ter permitido eu ficar 40 anos numa empresa que eu amo tanto, que realmente é uma família - diz emocionada.
Dalva trabalhou inicialmente como telefonista, depois como auxiliar de escritório, caixa geral, função de grande responsabilidade, porque na época era ali que se faziam todos os pagamentos, subiu para tesoureira, e desde 1º de janeiro de 2000 foi gerente financeira da Cotrijal, um cargo de extrema responsabilidade, que envolve todo o fluxo financeiro da Organização.
Formada em Administração de Empresas pela UPF, pós-graduada e com vários cursos de aperfeiçoamento técnico e de liderança, Dalva entende que apesar dos desafios nos dias de hoje serem muito grandes, para quem encara as coisas de frente, se prepara, trabalha em equipe e tem objetivos bem definidos, as oportunidades são maiores.
Para Dalva, ver a Cotrijal na posição firme, sólida e com um papel econômico e social de tanta relevância para a Região, o Estado do Rio Grande do Sul e para o Brasil, é o que mais a gratifica.
- Sempre dei o melhor de mim, sempre trabalhei com seriedade e tomei as decisões visando os interesses da cooperativa e dos associados. Saio triste, por um lado, porque deixo uma boa convivência diária de mais de 40 anos, onde vivi muitas alegrias e obtive muitas conquistas, mas, feliz, por outro, porque vejo que o fruto do meu trabalho se multiplicou e tende a crescer mais e mais.

Homenagem dos colegas  

Dalva homenageada pelos colegas  na sua saída da Cotrijal

Pela trajetória profissional e pessoal vivida dentro da empresa, Dalva recebeu no seu último dia de trabalho, 31 de março, uma homenagem especial da cooperativa, marcada por muita emoção. Primeiro, em reunião com a direção e os superintendentes, ela recebeu uma placa em reconhecimento ao seu zelo pela cooperativa e tudo o que a organização representa. Depois, na sala de reuniões, foi recepcionada pelos colegas com calorosa salva de palmas, um vídeo retratando o seu trabalho, presentes e coquetel.
Para os colegas com mais tempo de casa, que acompanharam e trabalharam com Dalva na cooperativa, ela foi exemplo de que tudo o que é feito com amor rende melhor resultado. E para os mais novos, o seu legado serve de referência para a busca pelo sucesso profissional, mas também pessoal, já que em 40 anos ela constituiu uma família bem-sucedida.
- Estou muito feliz e realizada. Tenho a sensação do dever cumprido e receber esse carinho de vocês é o melhor presente de despedida - afirmou durante a homenagem.
O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, reconheceu a importância do trabalho desenvolvido por Dalva Schroeder na cooperativa e aproveitou para ressaltar sua competência, dedicação e responsabilidade.
- É de pessoas como a Dalva que a gente precisa para manter a nossa organização forte. Ela é exemplo de mulher e de profissional.

Mensagems aos colegas

Dalva garantiu que a aposentadoria do trabalho na cooperativa não vai impedi-la de visitar com frequência os colegas, já que além do vínculo profissional, construiu uma relação de amizade. Ela deixou a seguinte mensagem aos colegas, enviada através de e-mail:
- Queridos colegas da Cotrijal, organização que me acolheu ainda muito jovem.

Fazer parte do quadro de funcionários foi sempre um orgulho para mim. Quarenta anos se passaram e lembro como se fosse hoje o início dessa linda trajetória. Sempre procurei me dedicar no meu trabalho, como se fosse minha própria casa. Aqui recebi as melhores oportunidades e sempre aproveitei para contribuir com o crescimento e conquistas da Cooperativa. Neste momento em que me despeço de todos, quero dizer principalmente aos mais jovens que se esforcem e não esqueçam que estou encerrando o meu ciclo enquanto colaboradora, mas que jamais deixarei de vibrar com as conquistas de todos vocês e consequentemente da nossa Cooperativa. Obrigada pelo carinho que recebi, e por todos os ensinamentos que cada um me passou. Obrigada, Cotrijal. Aqui com certeza vivi com muito orgulho e dedicação os melhores momentos da minha vida.

Mensagem aos associados

Para os associados, razão de existir da cooperativa, com quem sempre teve um estreito relacionamento, e para quem sempre direcionou ações de cuidado com a saúde financeira e solidez da organização, Dalva também deixa sua mensagem de carinho e otimismo:
- O cooperativismo é a melhor forma de se trabalhar, é um sistema que protege o agricultor. Eu convivi com épocas de crise, de secas, e me orgulho da forma em que as direções, gerentes e nós da área financeira conduzíamos as renegociações das dívidas juntos aos bancos e outras instituições, sempre de forma a transformar os momentos difíceis em oportunidades. Continuem participando, reivindicando os direitos e assumindo os deveres, pois é com o esforço e compromisso de todos que a Cotrijal conseguirá cumprir a sua missão de crescer e fazer os associados crescerem.

Direção da Cotrijal prestou homenagem através de placa

Texto: Leila Mertins

Fotos: Foto Choks e Fernando Teixeira

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir