Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

2 de maio de 2014

Iniciada a informatização da Saúde

Prefeitura faz campanha para população facilitar o cadastramento

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou o processo de informatização dos postos de saúde. No dia 25 de abril, as agentes de saúde receberam capacitação para realizar o cadastramento de dados das famílias de acordo com as áreas de atuação. O e-sus, sistema eletrônico disponibilizado pelo Governo Federal, será implantado em todas as unidades, concomitantemente com o PEC-Prontuário eletrônico do cidadão.
De acordo com Roberta Alberton, servidora responsável pela coordenação da implantação, o trabalho maior será o de cadastramento das famílias, condição fundamental para o funcionamento correto do sistema. Os agentes de saúde vão visitar todas as casas e estarão identificados.
A Secretaria de Saúde iniciou também uma campanha de divulgação para que a população receba bem as agentes de saúde e disponibilize os dados solicitados.
- Será praticamente um recenseamento da população - destaca o secretário da Saúde Marco Costa, que espera como resultado tornar os serviços mais ágeis e melhorar o atendimento a população.
Para modernização das unidades de saúde (postos), o município esta adquirindo computadores e periféricos e tem projeto protocolado no Programa Rede-sus do Ministério da Saúde, que disponibiliza verbas para investimento em equipamentos de informática.

ENTENDA O E-SUS
O objetivo brasileiro de ter um Sistema Único de Saúde (SUS) que efetivamente cuida da população, demanda organização e capacidade de gestão do cuidado à saúde cada vez mais efetivas. Para atingir esse desafio, no contexto do maior sistema público de saúde do mundo, é essencial ter Sistemas de Informação em Saúde (SIS) que contribuam com a integração entre os diversos pontos da rede de atenção e permitam interoperabilidade entre os diferentes sistemas.

O e-sus é uma das estratégias do Ministério da Saúde para desenvolver, reestruturar e garantir a integração desses sistemas, de modo a permitir um registro da situação de saúde individualizado por meio do Cartão Nacional de Saúde.
Na prática, cada cidadão terá seu histórico de consultas e procedimentos ao alcance de qualquer profissional da Saúde em qualquer parte do Brasil.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir