Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

23 de maio de 2014

Dispensados do serviço militar

Secretária da junta Magnólia Mallmann e presidente da Junta Teodora Lütkmemyer entregaram o CDI para os dispensados

A manhã de terça-feira (20) foi de dispensa do serviço militar para 34 jovens que foram liberados de servir ao Exército Brasileiro em ato cívico realizado em frente ao Altar da Pátria, na praça Dr. Otto Schmiedt.
Neste ano, 28 jovens não-me-toquenses foram convocados e estão servindo no quartel em Santa Maria. O primeiro tenente, Edson Barreto, delegado da 10° Delegacia do Serviço Militar de Carazinho, que abrange uma área de 14 municípios, conduziu os trabalhos de Juramento à Bandeira.
- O juramento é uma atividade cívica que oficializa a dispensa de jovens por motivos de saúde ou pelo excesso de contingente, neste momento ocorre a entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), documento definitivo que dispensa o cidadão do serviço militar obrigatório da condição de soldado – informou, o oficial do Exército.
A prefeita Teodora Lütkemeyer e presidente da Junta do Serviço Militar de Não-Me-Toque, destacou a importância deste ato na vida dos jovens.
- Parabenizamos estes jovens por este ato que é um marco em suas vidas tanto civil como militar. Mesmo dispensados em primeiro momento, o seu compromisso com o serviço militar e com a sociedade permanece - destacou a prefeita, que esteve presente no ato cívico, junto com o presidente da Câmara de Vereadores, Gilson dos Santos, secretários municipais, vereadores, imprensa e familiares dos recrutas dispensados.

Recrutamento
Segundo a secretária da Junta Militar, Magnólia Mallmann, os jovens nascidos no ano de 1996 devem comparecer até o dia 30 de junho para se inscrever e fazer o alistamento. A primeira etapa da avaliação médica, odontológica e mental está marcada para os dias 22 e 23 de outubro.
O jovem deve alistar-se de 1º de janeiro a 30 de junho do ano em que completar 18 anos de idade. Isto também vale para os cidadãos brasileiros que residem no exterior.
Quem não se alistar fica em débito com o Serviço Militar e será considerado refratário. Isto pode trazer conseqüências desagradáveis, pois não poderá prestar concurso público, tirar passaporte, ser matriculado em universidade, entre outras dificuldades.
Para regularizar a situação os refratários devem procure a Junta de Serviço Militar e realizar o alistamento. Será cobrada uma multa em dinheiro que aumenta de acordo com a demora na regularização da situação militar.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir