Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

17 de junho de 2014

Mulheres tecem gorros de lã para crianças com câncer

Objetivo para os encontros trouxe mais motivação para as mulheres

O grupo de mulheres do programa de Estratégia Saúde da Família do Bairro Jardim formado por 13 moradoras dos bairros Jardim e Vila Nova, trabalhou na confecção de tocas de lã que serão doadas para o Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul (ICI-RS).
O ICI-RS é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, de utilidade pública que surgiu em 1992, quando o médico oncologista pediátrico Algemir Lunardi Brunetto e o jornalista Lauro Quadros uniram esforços para criar no Estado uma instituição voltada exclusivamente para o tratamento de crianças com câncer. Através do trabalho e das colaborações voluntárias, o Instituto do Câncer Infantil inaugurou um centro hospitalar dotado dos melhores recursos técnicos e humanos, construiu uma Casa de Apoio para receber crianças e seus familiares, adquiriu materiais e equipamentos e criou e equipou um completo laboratório de pesquisas médicas. O trabalho conjunto do ICI/RS junto ao Hospital das Clínicas de Porto Alegre é hoje uma referência para o tratamento do câncer na América Latina, conseguindo um índice de cura de 70% nos casos atendidos, inclusive pacientes de Não-Me-Toque.
Segundo as agentes de saúde Rosane Kuhn, Laci de Quadros e Maria Eunice Schuster, coordenadoras do trabalho, esta iniciativa foi adotada pelo grupo para ser um gesto de carinho e oferecer maior conforto às crianças internadas no instituto. O grupo se reúne uma vez por semana no Posto de Saúde do bairro Jardim para a confecção das tocas. Até mulheres que não tinham habilidade aprenderam a fazer tricô para poder auxiliar.
- Esta é uma iniciativa simples feita pelo grupo, porém é uma ótima forma de ajudar o instituto que hoje é referência no tratamento de câncer infantil. Por mais simples que seja, este gesto faz com que as crianças que estão internadas sintam que mesmo sem conhecer, existem muitas pessoas dispostas a ajudar de alguma forma – avalia o secretário da Saúde Marco Costa, elogiando o gesto das mulheres que também estão fazendo o bem para si mesmas.

FOTOS: ASSISTÊNCIA SOCIAL DE NÃO-ME-TOQUE

Gorros de lã foram doados para o Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir