Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

20 de junho de 2014

Molasul ganha novos mercados com a ISO 9001

Lucas Zamarchi e Claudiomar Diefenthaler estiveram em Erechim com a técnica da Regional do Sebrae/RS Silvana Berguemmaier

Através do Projeto Desenvolver as Indústrias Metalmecânicas do APL Pré-Colheita da Região Planalto, a empresa Molasul obteve o certificado ISO 9001:2008

A empresa Molasul, com sede no município de Não-Me-Toque, fabrica molas helicoidais de tração, compressão, torção e artefatos de arame para diversos setores, atuando, principalmente, no ramo agrícola. Criada em 2006, trabalha para as principais organizações do ramo agrícola do Estado, utilizando tecnologia de ponta.
A Molasul recebeu a certificação de sistema de gestão da qualidade segundo a Norma ISO 9001:2008 em 2013, pela EVS Brasil - Entidade Verificadora de Sistemas, com auxílio do Sebrae/RS.
Em consequência da certificação, a empresa aprimorou a qualidade do seu produto final, progrediu na organização do seu processo produtivo e administrativo, bem como qualificou seus colaboradores.
O diretor Claudiomir Difenthaeler explicou que o ingresso no programa foi uma necessidade para manter clientes importantes e também para conquistar novos que exigem a certificação.
- Hoje somos fornecedores de grandes empresas nacionais e de empresas mundiais. A ISO nos garante como fornecedor de indústrias que primam pela qualidade e abre novos mercados – explica.
Para obter a ISO 9001, a Molasul passou por importantes etapas, que abrange cursos, seminários, reuniões de grupo, diagnóstico, consultoria de acompanhamento e, por fim, a auditoria.
- O objetivo do Programa, realizado para obter a certificação, é a qualidade. Neste sentido, a certificação representa um passo muito importante para o empreendimento. Significa que a empresa se preocupa com o bem-estar de seus colaboradores e, principalmente, com o produto que está entregando para seus clientes - ressalta a técnica da Regional Planalto do Sebrae/RS Doriane Ferrari.
Lucas Zamarchi, funcionário da Molasul, foi designado e recebeu capacitação para coordenar o processo de certificação na empresa. Ele afirma:
- O Sebrae/RS foi um parceiro muito importante na caminhado rumo à certificação ISO 9001:2008.

Difundindo experiência
Claudiomar Diefenthaler recebeu o convite do Sebrae para dar seu testemunho sobre a participação no Projeto Desenvolver em Erechim. Foi no dia 11 de junho, para um grupo de empresários.
- Falei de nossa realidade antes e depois da Certificação, cujo processo concluímos no mês de dezembro de 2013. Antes de entrar no projeto, em 2012, tínhamos a necessidade de ampliar nosso espaço físico para aumentar a produção. Concluído o processo, temos espaço sobrando sem necessidade de investimentos na estrutura física. Acho que vamos assim até 2015 – relatou o dirigente da Molasul.
A indústria de molas helicoidais conta com equipamentos de última geração, gera 20 empregos diretos e seis indiretos. Neste ano a empresa não sentiu a queda nas vendas, que abateu todo o setor metalomecânico, nos últimos dias abriu quatro novas vagas. A Certificação permitiu que a produção se mantivesse no mesmo patamar do ano passado.
- Valeu a pena trabalhar pela Certificação ISO 9001. O resultado foi fantástico – define Claudiomar Diefenthaler.

Empresa melhorou métodos e processos para alcançar a certificação que abre portas para grandes mercados

CERTIFICAÇÃO ISO
Esta certificação compõe um conjunto de normas técnicas no qual se estabelece um modelo de gestão de qualidade, direcionada para organizações de qualquer segmento. A ISO também é implantada quando a organização deseja aumentar o grau de satisfação do seu cliente, no qual ocorre por meio do efetivo atendimento aos requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001.

PROJETO DESENVOLVER
O projeto Desenvolver as Indústrias Metalmecânicas promovido pelo Sebrae/RS tem por finalidade o auxílio às micro e pequenas empresas do setor metalmecânico, sendo um dos objetivos a certificação na ISO. A certificação aperfeiçoa os processos de gestão e, consequentemente, aumenta a competitividade no mercado.

SERVIÇO
As empresas interessadas em participar do Projeto Desenvolver as Indústrias Metalmecânicas do APL Pré-Colheita da Região Planalto devem entrar em contato pelo telefone: (54) 3311.3911, com Doriane Ferrari.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir