Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

27 de junho de 2014

Charles Morais lança livro em noite solidária

Charles Morais lança livro em noite solidária
De vendedor de picolé a autor de um livro sobre técnicas de oratória

Charles autografou a obra com dedicatória especial para quem prestigiou a noite de lançamento

Ele tem sonhos e urgência em realizá-los. A pressa o motiva a agir e lutar pela realização de seus sonhos. Foi assim, desde menino, quando foi vender picolé para poder juntar dinheiro e comprar uma bicicleta, luxo que a mãe, Carmem de Souza Morais, não poderia oferecer. Foi com a mãe que ele aprendeu a ir à luta, em vez de chorar pelo infortúnio. Ao completar 24 anos de idade, Charles Morais já coleciona algumas conquistas. Prestes a concluir o curso de Filosofia, atuando como assessor de comunicação na Prefeitura de Não-Me-Toque, já tem um livro de sua autoria.

O lançamento da obra “Oratória: O Poder da Palavra” ocorreu na noite de 21 de junho, no CTG Galpão Amigo, em noite memorável que também comemorou o seu aniversário. O livro é o resultado de grande esforço. No último ano, abdicou de folgas, de viagens e de lazer para se debruçar sobre o projeto e realizar este sonho.
Charles Morais observou que as pessoas o conheciam pela sua voz – pela apresentação de programas na Rádio Magia FM. Ao perceber que poderia trabalhar com este dom, sentiu a necessidade de aprender posicionar a voz, de dar entonação. O ingresso na JCI em 2011 possibilitou os primeiros conhecimentos sobre oratória. Tem cinco cursos de oratória concluídos até o momento e um sobre persuasão, que estará realizando no mês de julho, em São Paulo.
- Em 2012, como presidente da JCI Não-Me-Toque, com nossa equipe, realizamos o maior projeto de oratória da região capacitando 243 alunos. Com isto, senti a necessidade de ter um material para estudo desta arte – comentou Charles.
Os sonhos literários do jovem não param por aqui. Charles disse que já está em construção mais uma obra, cujo tema vai tratar de como vencer a timidez e gerar adultos confiantes para se tornarem agentes de mudança.
Com tiragem de 500 exemplares, o livro reserva 350 que serão entregues aos alunos das escolas que estão participando do projeto Concurso Municipal de Oratória e os demais estão à venda ao preço de R$ 15,00.

Amigos do Charles abraçam a ideia da doação

Aniversário solidário reuniu mais de 300 pessoas e angariou 2.300 unidades de fraldas geriátricas

A comemoração do aniversário de 24 anos de Charles Morais foi bem diferente das festas tradicionais. Com o objetivo de ajudar a quem precisa, o aniversariante sugeriu a doação de fraldas geriátricas, em vez de presente. Convidou amigos, colegas de trabalho e conhecidos para o carreteiro que reuniu mais de 300 pessoas no CTG. Ele repetiu a iniciativa de 2013, que rendeu a doação 950 fraldas.

A motivação do aniversariante do dia 18 de junho foi alcançar ajuda às famílias de baixa renda que têm pessoas doentes ou deficientes em casa e que dispendem valores significativos para essa despesa.
Emocionado diante de tantos amigos solidários, ao lado dos avós, Olimiro Nelson de Morais, Nelci de Morais e do pai Charlon Luciano de Morais, o aniversariante manifestou agradecimentos a Deus pela vida que tem, à diretoria do CTG pela cedência do espaço, ao casal de ecônomo Homero e dona Elvira, à equipe que organizou a janta, a todos que doaram as fraldas e compareçam, e também a quem doou e não pode comparecer e também aos que fizeram doação para o carreteiro. Também fez um agradecimento especial a sua madrinha de batismo, Jôsi van Riel, que é para ele uma segunda mãe.
Antes do jantar ser servido teve apresentação do coral da igreja Assembleia de Deus, Exército de Ester, da violinista Amanda Luiza, do músico Guilherme Hansen, da cantora gospel Jessieni Lamberty, dos tradicionalistas Renato Gaúcho e Dorvalino, além do músico e cantor José Barrios.
- Acredito que nesta vida temos muito mais para dar do que para pedir. Sei que não mudarei o mundo com esta ação, mas poderei fazer ao menos minha parte. Quero agradecer a todos que acreditam em mim. Nos próximos dias estas fraldas já estarão chegando às famílias não-me-toquenses que precisam - destacou.

Galeria de imagens:

TRAJETÓRIA

“O Charles foi um excelente aluno, sempre dedicado aos estudos. Completou o Ensino Fundamental em Nossa Escola. Se mostrou disponível, responsável e comunicativo em todos os momentos de sua vida escolar.”
Alda Zuffo Steffler – diretora da Escola Municipal Santo Antônio

“Ele veio para o Extraclasse da Asbam, com 10 anos e saiu com 12 para frequentar o CEI. Era um menino tímido, mas demonstrava uma atitude diferente, muito observadora e sempre pronta para ajudar os colegas e dividir o material e os brinquedos. Estamos muito felizes de que ele tenha estado conosco durante um período importante de sua vida e ver que ele é um vencedor e que continua preocupado com seu semelhante. O modo como escolheu para comemorar seu aniversário é muito comovente e admirável.”
Fúlvia Schmitt – secretária da Associação Beneficente de Amparo ao Menor

“O Charles foi nosso vendedor de picolé. Ele veio nos procurar porque queria trabalhar para comprar uma bicicleta. Tinha sonhos e muita vontade. Ficou conosco um longo tempo. Era tão bom vendedor e trabalhava tão correto que colocamos um frízer na casa dele para abastecer o carrinho, já que ele morava no bairro Santo Antônio, muito longe da Sorveteria. É uma alegria ver que ele venceu na vida e que continua lutando com a mesma determinação. O fato dele comemorar o aniversário e beneficiar outras pessoas mostra muito do que Charles é como pessoa.”
Sérgio Andrioli – sócio proprietário da Sorveteria Andrioli

Charles frequentou o CEI onde aprendeu usar o computador e também se apresentar em público

“O Charles se mostrou uma criança muito querida desde que veio para o (CEI) e permaneceu até os 17 anos. Nunca se recusou de fazer as atividades, aproveitou para aprender informática, artesanato e, apesar de ser muito humilde, nunca se sentiu inferior a outra pessoa, sempre teve atitudes positivas frente à vida. Foi um aluno prestativo destacado assumindo a liderança do grupo na hora de apresentar os trabalhos.”
Lúcia van Shaik – monitora do Centro de Educação Integrada (CEI) programa da Secretaria de Assistência Social que atende crianças e adolescentes em turno inverso ao da escola

Seu primeiro emprego com carteira assinada foi no Escritório Mosselaar, como office boy em 2007.

“O Charles sempre foi um rapaz muito estimado, todo mundo que vinha almoçar aqui na lancheria gostava dele. Um dia um funcionário da Stara disse para mim que gostou do comprometimento do Charles, e logo em seguida ele começou a trabalhar na empresa. Na lancheria ele trabalhou durante um ano, em 2007, ajudando a servir ao meio dia em troca do seu almoço.”
Jaime Sherer – proprietário da Lancheria Scherer

Em 2008 iniciou na Rádio Magia, apresentando um programa aos domingos, onde aprendeu muito com o comunicador Jairo Ferreira.
De 2007 a 2009 trabalhou na Stara onde disse ter aprendido a ser determinado e apresentar resultados. Saiu para abrir o próprio negócio, como lojista, mas deixou em 2012, para se dedicar à função de assessor de comunicação da Prefeitura e à faculdade de Filosofia.

“Conheci o Charles no curso de oratória promovido pela JCI em 2009. Seu nome foi sugerido para apresentação do protocolo de troca de diretoria, algo que ele nunca tinha feito, mas não recuou diante do desafio. Em outra ocasião, encontrei com o Charles no ônibus, vindo de Carazinho, e insisti que participasse da JCI. Então num bate papo acho que acendeu nele aquela vontade de fazer mais, ser diferente encarar desafios. Ele sabe que estou sempre apoiando e ajudando no possível, me sinto privilegiada porque pede minha opinião para algumas de suas ações. Sempre que tenho oportunidade digo ao Charles o que meu mestre, que foi meu padrinho de JCI (SC) me dizia: Você é eternamente responsável por aquilo que você conquista.”
Luciane Neis – Técnica de Saúde Bucal na ESF Carazinho

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir