Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

8 de agosto de 2014

Desfile no Dia da Pátria vai contar a história do município

A Secretaria da Educação vem organizando, com apoio das escolas e da Acint, o desfile de sete de setembro. O dia histórico lembra a independência do Brasil, ato do então príncipe regente Dom Pedro I, que no mesmo ano foi proclamado imperador. O tema do desfile deste ano vai abordar não só a Pátria, mas especialmente os 60 anos de história de Não-Me-Toque. São 15 instituições de ensino que vão apresentar um desfile temático com muitos atrativos e o público vai contar com arquibancadas para se acomodar.

Segundo a coordenadora pedagógica da Secretaria da Educação, Clenice Berghahn, que faz parte da comissão organizadora, cada escola estará representando um período da história dos 60 anos do município.
O trajeto do desfile percorrerá a Avenida Waldomiro Graeff, com concentração e saída em frente ao Nosso Posto, passando pelo Altar da Pátria seguindo até o cruzamento da avenida com a rua Dr. Otto Stahl sentido campo do Colorado.
Ainda falta confirmar o horário do desfile que está definido previamente para iniciar às 8h 30min. Em caso de chuva o desfile passará para o turno da tarde. Com persistência do mau tempo o desfile será transferido para o dia 14 de setembro.

Participação das escolas
A história de Não-Me-Toque foi dividida em 11 etapas que serão apresentadas pelas escolas encarregadas de contar a história e a trajetória do município.
Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes: início da emancipação, período de 1955 a 1959.
Instituto de Educação Girassol: de 1965 a 1969.
Apae: de 1970 a 1974
Escola Municipal Carlos Gomes e Asbam: de 1975 a 1979.
Escola Municipal Valdomiro Graciano: de 1980 a 1984.
Escola Estadual Geny Vieira da Cunha: de 1985 a 1989.
Escola Sinodal Sete de Setembro: de 1990 a 1995.
A Municipal Escola Amália Kerber e Escola Municipal de Educação Infantil Arlindo Hermes: de 1996 a 2001.
Escola Municipal Ernesto João Cardoso, Escola Municipal de Educação Infantil Ciranda da Alegria e Escola Municipal de Educação Pequeno Polegar: de 2002 a 2008.
Escola Municipal Santo Antônio e Escola Municipal de Educação Infância Feliz: de 2009 a 2014.

Não-Me-Toque
Neste ano de 2014 o município de Não-Me-Toque completa 60 anos de emancipação político-administrativa, quando deixou de ser distrito de Carazinho. Isso ocorreu devido ao resultado favorável de um plebiscito realizado em dezembro de 1954 que criava o município de Não-Me-Toque.
Fatos marcantes que vão ser contados no desfile temático se referem à presença de descendentes de imigrantes alemães e italianos, a chegada e a presença dos imigrantes holandeses, o processo de troca de nome para Campo Real, o forte desenvolvimento agrícola e da indústria até o título de Capital Nacional da Agricultura de Precisão, entre outros temas.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir