Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

22 de agosto de 2014

Casa da Cultura conta história de Não-Me-Toque em fotografias e objetos

A Casa da Cultura Dr. Otto Stahl recebeu autoridades e convidados para abertura da exposição que resgata a história dos 60 anos de emancipação lítico-administrativa do município de Não-Me-Toque. O visitante que for à Casa da Cultura poderá observar fotos e objetos das décadas passadas que mostra o desenvolvimento de NMT até o reconhecimento como Capital Nacional da Agricultura da Precisão.
A exposição segue até dezembro, de segunda a sexta-feira. Os painéis apresentados na abertura são itinerantes e desde esta segunda-feira estão expostos na sala de espera da Prefeitura. São seis painéis contando cada década da história. Os painéis seguem cronograma para serem exposto em outras repartições públicas como Câmara de Vereadores e secretarias.
Na solenidade de abertura a secretária de Educação, Griselda Blau, destacou que a exposição é uma forma gratuita do cidadão obter conhecimento da história recente e passada do município.
- A exposição itinerante desenvolvida pela equipe da Casa da Cultura é uma oportunidade para as pessoas conhecerem e valorizarem a história local – comentou secretária Giselda agradecendo a presença dos convidados.
A prefeita Teodora Lütkemeyer parabenizou a equipe de trabalho da Casa da Cultura e a Secretaria da Educação pelo trabalho de organização e pesquisa e convidou a população não-me-toquense para visitar e conhecer a trajetória dos 60 anos de emancipação política e administrativa.
- Um povo precisa conhecer e valorizar sua história. As pessoas passam, mas fica a marca das conquistas. Este é um evento que possibilita perceber o saldo de desenvolvimento do nosso município, mostrado de forma muito atrativa , venham visitar – disse a prefeita Teodora na solenidade de abertura.
Também prestigiaram a abertura oficial os ex-prefeitos Johannes van Riel, Armando Carlos Roos e Antônio Vicente Piva, o vereador Ibanez de Quadros, representando a Câmara de Vereadores , secretários municipais, diretores de escolas, equipe de trabalho da Secretaria da Educação, convidados e imprensa.

60 anos de emancipação de NMT

A professora de história, Elaine de Quadros, responsável pela maior parte da pesquisa para montagem disse que a exposição está dividida em períodos históricos desde 1953, na campanha de emancipação até os dias de hoje, em 2014.
- Grande parte do material não fotográfico da exposição faz parte do acervo da Casa da Cultura e também contamos com empréstimos de pessoas da comunidade, que ajudam a contar os períodos históricos de Não-Me-Toque – ressalta.
O primeiro painel retrata o cultivo do trigo, criação de animais, o advento do rádio. No segundo momento mostra fotos das administrações públicas e políticos. Em seguida o plantio da soja, energia elétrica, a polêmica disputa da troca de nome de Campo Real para Não-Me-Toque.
Depois vem a expansão econômica na área rural com o plantio do milho e investimento no leite. A última etapa expõe o potencial industrial, entidades e os grandes eventos como a Expodireto Cotrijal.
A organização e pesquisa para exposição foi elaborada pela diretora de cultura, Marisa Becker, colaboradoras da Casa da Cultura, a oficial administrativa Rita Godoy e a professora de história, Elaine de Quadros com apoio da equipe da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir