Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

5 de setembro de 2014

Tradicionalistas vão homenagear Seu Sinhô

A programação dos Festejos Farroupilhas de Não-Me-Toque vai abrir no dia 12 de setembro com a Cavalgada da Chama Crioula e encerrar no dia 21, domingo, com o desfile temático que neste ano terá a participação do CTG Galpão Amigo, empresas e grupos visitantes. O evento é organizado pelo CTG, Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto e pela Brigada Militar.

Na abertura, os tradicionalistas acenderão a chama do homenageado, Osvaldo Ribeiro de Quadros, Seu Sinhô, que foi um dos fundadores do Galpão Amigo e morreu no ano de 2010, tendo deixado grande legado cultural dos usos e costumes do gaúcho, além de documentos que comprovam a origem do nome de Não-Me-Toque. A solenidade ocorre às 17, no Cemitério Católico e segue até a sede do CTG levada pelos cavalarianos que todos os anos se fazem presente em grande número.
A solenidade de abertura oficial ocorre na sede do Galpão Amigo, com a união das centelhas do fogo simbólico da pátria, da chama crioula do estado e da chama do homenageado, com pronunciamentos.
Na sequência ocorre a posse dos Peões de Mapa de Prendas de Faixa, escolhidos após o concurso realizado nesta semana, dia 4.
Neste mesmo dia 12, às 19h, o público é convidado para participar do Culto Crioulo que será celebrado pelos pastores Fábio Staggemaier (IECLB), Alex Ziemann (IELB) e pelo frei Laerte Reis (Igreja Católica), com participação especial do grupo musical Sete Mais e dos alunos de Violão da Escola Sinodal Sete de Setembro.
Os Festejos Farroupilhas prosseguem com intensa programação que conta com o café de chaleira no galpão da praça, jantares típicos – vaca atolada dia 13, costelão dia 16 e matambre no dia 19 – culminando com o desfile, churrasco e atividades campeiras no domingo, dia 21.
O desfile deste ano tem como inovação a inversão do trajeto, que vai partir de frente do Campo do Colorado, seguir pela Avenida Dr. Waldomiro Graeff, passando em frente ao Altar da Pátria e dispersando no Nosso Posto.

Concurso para Prendas e Peões teve prova artística e cultural no dia 4

 

Cavaleiros da Tradição são destaque na Cavalgada de Selbach
A 15ª edição da Cavalgada Intermunicipal Cidade de Selbach, realizada pelo Haras Pinno reuniu mais de 200 participantes nos dia 17, 18 e 19 de agosto. Os grupos vieram das treze cidades que fazem parte do circuito regional para participar do evento organizado pelo pioneiro das cavalgadas, Beto Pino, que armou uma grande estrutura para receber os visitantes.
Os Cavaleiros da Tradição representaram o CTG Galpão Amigo e foram a maior delegação visitante, com 18 cavalarianos: Arlindo Hahn, Alison Kaiser, Jorge Celito Zuffo, Danieli Zuffo, Tales Tariga, Diego Hoppen, Gregori da Conceição, Roque Zart, Rui Horst, Arlan da Rocha, Adão Castanho da Rocha, Augusto da Rocha, Fernando Damiani, Natan Scheidt, Warno Elger, Márcio Camargo, Jacinta da Silveira e Jorge de Quadros.
Arlindo Hahn recebeu o troféu de Cavaleiro de maior Idade e Augusto da Rocha, 4 anos, de Cavaleiro mais Jovem, considerando a participação em todo o percurso montados.
A próxima cavalgada do circuito ocorre neste final de semana, 5 a 7 de setembro, em Lagoa dos Três Cantos, organizada pelo Grupo de Cavalarianos Rancho Vô Emílio e Prefeitura Municipal.

Mapa Astral
Nenhum item encontrado.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir