Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

12 de setembro de 2014

Não-Me-Toque comemora centenário com a Escola Sinodal Sete de Setembro

Mais de 400 pessoas compareceram no evento que comemorou os 100 anos de fundação da Escola Sinodal Sete de Setembro, na noite de 5 de setembro. Para comemorar importante data, aconteceu uma solenidade seguida de jantar dançante nas dependências da Comunidade Martin Luther, de Não-Me-Toque, com presença da prefeita Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer, do presidente do Legislativo Gilson dos Santos, do vice-cônsul da Alemanha Lars Franzen, do diretor da Rede Sinodal de Educação Waldir Scheuermann, do pastor Sinodal João Willig, do pastor de Não-Me-Toque Fábio Staggemeier, do diretor do Instituto Goethe Adrian Kissmann, do presidente da Acint Paulo Gomes da Silva, ex-diretores, professores da Escola, membros da Comunidade Evangélica, que é a mantenedora da Escola, pais, alunos e um grande número de pessoas que já tiveram passagem pela escola como professores, alunos, funcionários e amigos.

Desde 1914, a família da Escola Sinodal Sete de Setembro prepara seus filhos para que consigam construir um futuro de honra e sucesso, a partir do desenvolvimento integral do aluno e aluna, com dedicação, ética e profissionalismo.
A escola mais antiga de Não-Me-Toque e região faz parte de uma Rede com 56 escolas, presentes em seis estados Brasileiros. Além de constantemente aperfeiçoar suas atividades, há investimentos na estrutura física. Alicerçado em valores cristãos, a instituição de caráter comunitário oferece descontos nas mensalidades de acordo com a renda per capita, possibilitando o ingresso de todos que admiram a formação oferecida.

Homenagens
O evento iniciou com solenidade de homenagens como forma de gratidão aos que ajudaram a manter e fazer crescer esta instituição.
Armando Carlos Roos e família (doador Ouro), Cotrijal (doador Prata), Augustin, Luterprev, Grapel, CFC Alto Jacuí e Roster receberam agradecimentos pela contribuição no projeto de cotas que vai ser aplicado na construção de uma nova sala de aula.
A Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores receberam agradecimentos pelo apoio na publicação da revista do Centenário, evento inserido nas comemorações oficiais dos 60 anos do Município de Não-Me-Toque.
Corimpress e jornal A Folha receberam agradecimentos pelo apoio na elaboração do material de divulgação do centenário.
Também forma lembrados os membros da Comissão do Centenário, do Conselho Escolar, autora do selo do 100 anos (Haydi Kiendzierewicz), o Consulado da Alemanha e o Instituto Goethe, a Comunidade Evangélica, a rede Sinodal da Educação e a Escola Sinodal Rui Barbosa.
Também os diretores mereceram homenagem especial. Após o pastor Theophil Dietschi, o primeiro administrador/diretor, que exerceu a função até o ano de 1918, e a professora Emma Schmitt Rodrigues de Freitas, primeira diretora leiga, que atuou no período de 1918 até 1950, os demais diretores estiveram presentes ou se fizeram representar para receber a homenagem: Edecar Carlos Brune (1950-1965) esteve representado pela filha Úrsula, que veio de Ibirubá; Doroti Auler (1966-1973), não pode comparecer; Helene Cardoso de Freitas (1974-1976), enviou mensagem; Nelci Soder (1977-1982); Edmar Witter (1977-1991); Sílvio Iung (1992), enviou mensagem; Creuza Fleck (1993-2000); e Marlene Gatti (2001-2014).

Revista do Centenário
Para marcar a data a direção e o Conselho Escolar definiram pela realização de uma revista que contou com o apoio da Prefeitura Municipal para a publicação. Com o título “Cem anos de Gratidão”, a revista traz aspectos históricos, depoimento e a proposta pedagógica da instituição, com textos e pesquisa de Marlene Gatti, Rudinéia Scherer e Helaine Gnoatto Zart, que também fez a edição, com revisão gráfica Itamara Wentz.
Nos 80 anos a Escola Sete teve sua história pesquisada por Adrian Kissmann, que revisou documentos e atas, inclusive escritas em língua Alemã, para apurar os dados históricos. Fo a primeira pesquisa cujo resultado foi publicado pelo jornal A Folha. Na comemoração dos 90 anos foi publicado um livro escrito pela professora Rosinei Iara dos Santos.

Galeria de imagens 100 anos da Escola Sete

Fotos Choks

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir