Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

7 de novembro de 2014

Amigos da criança e do adolescente

Texto e Fotos: Felipe Keller

Entidades beneficiadas pelo Fundo Municipal da criança e adolescente prestam contas da aplicação dos recursos

Todos os anos as entidades beneficiadas com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fmdca) apresentam seus projetos e investimentos. A prestação de contas ocorreu na noite de 28 de outubro, no plenário da Câmara de Vereadores. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) é o órgão responsável pelo fundo e pela aprovação dos projetos para o repasse do dinheiro.

Neste ano, seis instituições foram beneficiadas com recursos do Fundo para manter projetos e realizar investimentos: Asbam, Apae, Escola Sinodal Sete de Setembro, Creas, Grêmio Esportivo Russo Preto, Casa Lar e  Secretaria Municipal da Educação. O dinheiro provém da destinação de pessoas físicas e jurídicas que pode ser abatida do imposto de renda dentro de um limite percentual. De acordo com a presidente do Comdica, Luciane Kissmann, somente é aprovado projeto que atendam crianças e adolescentes.

Entidades prestaram contas dos projetos e investimentos realizados
Entidades prestaram contas dos projetos e investimentos realizados

- A pessoa física pode destinar até 6% do valor do imposto de renda devido e a pessoa jurídica até 1%, mas as doações devem ocorrer até o dia 30 de dezembro e o recibo pode ser usado para abater no valor a ser pago na hora de declarar o imposto – explicou Luciane.

A diretora da Asbam, Vera Teresinha Meira, disse que a entidade batalhou muito nestes 35 anos de atuação e, a partir da atuação efetiva do Comdica, pessoas e empresas foram motivadas a destinar recursos para o fundo que beneficia o trabalho de entidades como a que ela representa, diminuindo as dificuldades de quem administra.

Escola Sete recebeu homenagem pelo seu centenário da Câmara de Vereadores
Escola Sete recebeu homenagem pelo seu centenário da Câmara de Vereadores

- O Comdica, através do Fundo, beneficiou a Asbam com dois projetos que são significativos para manutenção da entidade e para dar uma qualidade melhor no nosso atendimento – confirma Vera.
A diretora da Escola Sinodal Sete de Setembro, Marlene Gatti, e a presidente da Apae, Suzana Weber do Canto, receberam Moção de Louvor do Poder Legislativo, concedidas pelos 100 anos de fundação da Escola Sete e pelos 40 anos da Apae.

Os 40 anos da Apae também foi homenageado pelo Poder Legislativo
Os 40 anos da Apae também foi homenageado pelo Poder Legislativo

 

O evento contou ainda com a presença do presidente do Poder Legislativo, o Vereador Gilson dos Santos, da secretária da Educação, Griselda Scholze Blau representado o Poder Executivo, vereadores e vereadores mirins.

Amigo 
Nesta ocasião, todos os doadores foram agraciados com o Certificado Amigo da Criança e do Adolescente de Não-Me-Toque, iniciativa do vereador Valdir Kirst (PP): Alicia Maria Sestari, Antônio Vicente Piva, Ari Heck , Aristeu Kochem, Arlei Roberto Krüger, Augustin & Cia Ltda., Cotrijal, Dalva Terezinha Schroeder, Derli Kissmann, E. Orlando Roos, Édio Krüger Penno Egídio Heller, Elenice de Oliveira Monteiro, Enio Schroeder, Fábio Augusto Bocasanta, Gilmar Iesbich Finkler, Stara S/A, Gilson Larri Trennepohl, Implementos Agrícolas Jan S/A, Jairo Marcos Kohlrausch, Luis Stanislau Borghetti, Luís Cláudio Gomes, Mafalda Palharini, Markus Gustavo Schmiedt, Marina Roos Mariano da Rocha, Mirno Bauer, Naor Orlando Kümpel, Nei Cásar Mânica, Paulo Finger, Silviane Arruda Estery e Susana Stapelbroek Trennepohl.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir