Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

7 de novembro de 2014

Galponeiros preparam participação na final do Enart

Texto: Helaine Gnoatto Zart

Fotos:  Helaine Gnoatto Zart  e Mari Tramontini 

Quarta-feira, 23h, os últimos dançarinos chegam apressados. Depois da jornada de trabalho e de mais três horas e meia de universidade, eles vêm com entusiasmo para mais uma ensaio da Invernada de Danças do CTG Galpão Amigo. A rotina dos dois últimos anos não é um peso, é uma atividade que praticam com o prazer que só o lazer oferece, mas que, nesse caso, tem um objetivo: chegar à final do Encontro de Artes e Tradições, o Enart, maior festival de arte amadora da América Latina segundo a Unesco.
E a Invernada de Danças do CTG Galpão Amigo conquistou o direito de chegar à final. Antes, participou da disputa dentro da maior Região Tradicionalista – a 7ª RT – e depois na fase inter-regional, disputando a vaga com todas as demais regiões. Os Galponeiros são o único CTG da Força B da 7ª RT que vão estar na Final do Enart, nos dia 14 a 16 de novembro, em Santa Cruz do Sul. Na força A são mais dois, CTG Lalau Miranda e GTF Guapos da Agronomia.
Durante o ensaio desta quarta-feira (5), os Galponeiros receberam a visita da coordenadora da 7ª RT, Gilda Galeazzi, que veio trazer seu apoio e dirigir palavras de incentivo ao grupo.

Depois de assistir o ensaio Coordenadora da 7ª RT Gilda Gaelazzi conversou com os integrantes da invernada de danças
Depois de assistir o ensaio Coordenadora da 7ª RT Gilda Galeazzi conversou com os integrantes da invernada de danças

- O CTG Galpão Amigo será a única das 99 entidades tradicionalistas da Sétima na Força B, além de duas entidades na Força A, o que nos enche de orgulho, junto com 58 concorrentes individuais nas 21 modalidades, o que nos confere a segunda maior representatividade no Estado, em primeiro está a Região da Grande Porto Alegre – comentou Gilda Galeazzi.
Segundo a coordenadora da Invernada Adulta, Laureci Dalsochio, a conquista da vaga é resultado de um grande empenho coletivo: dançarinos, instrutor, familiares, músicos, equipe de apoio e patronagem.

- O grupo conseguiu manter sua base nos últimos dois anos, o que é fundamental para o alcance do resultado de harmonia. O entusiasmo é algo a mais, que faz a diferença especialmente nestes últimos dias em que os ensaios absorvem todas as horas livres – comenta Laureci.

Grupo ensaia até depois da meia noite para apresentação no Enart em Santa Cruz do Sul
Grupo ensaia até depois da meia noite para apresentação no Enart em Santa Cruz do Sul

Além das quartas-feiras à noite e dos domingos, os ensaios ainda ocorrem na sexta-feira ou no sábado.
A invernada do Galpão Amigo se apresenta no final da tarde de 15 de novembro e, se conseguir a classificação, volta à pista no domingo, dia 16. O concurso consiste na dança de entrada, três danças tradicionais (sorteada entre nove) e dança de saída.

- Nosso grupo está confiante e muito determinado. Estar em Santa Cruz é um fato inédito para o Galpão Amigo, é a realização de um sonho e por si só um grande mérito – afirma a coordenadora Laureci Dalsochio.

CTG Galpão Amigo une forças com a presença de dançarinos, pais e diretoria.
CTG Galpão Amigo une forças com a presença de dançarinos, pais e diretoria.

 

Não-Me-Toque só no Nome

A base da apresentação dos Galponeiros começou pela pesquisa para desenvolver a dança de entrada e a dança de saída, que o regulamento, é de livre escolha.

Mateus Keller desenvolveu a pesquisa que focou na imigração alemã, fornecendo material para a composição da música denominada “Não-Me-Toque só no Nome”, autoria de Diego Müller, Anderson Oliveira e Vantuir de Oliveira (letra), Rodrigo Cavalheiro e Douglas Brum (música). Na sequência veio o desenvolvimento da coreografia, por Renato Fiche responsabilidade técnica Vantuir de Oliveira e Analu Machado.

O cenário foi desenvolvido pela artista plástica Lizelote Battistella com apoio da Aparato, parte do cenário desenvolvido pelos peões, as ferramentas usadas na coreografia foram feitas por Adelino Pereira e colaboração geral das madrinhas e mães dos dançarinos. Concomitante ocorreu a criação do figurino, pela empresa de confecções Prenda Rosa (Erechim), atendendo o contexto da música.

Clézio Goettems, Beno Lütkemeyer, Gilda Gaelazzi, Laureci Dalsochio
Clézio Goettems, Beno Lütkemeyer, Gilda Galeazzi, Laureci Dalsochio

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir