Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

10 de novembro de 2014

Azul para prevenir

Depois do Outubro Rosa, que divulga informações e estimula o autoexame para prevenir o câncer de mama, é a vez dos homens serem alvo de uma campanha mundial. Durante o mês de novembro, ações de conscientização serão realizadas para desmistificar a doença e alertar para a importância de um diagnóstico precoce.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2013, foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença, que figura como a segunda mais comum entre o gênero masculino. A patologia normalmente é silenciosa e os sintomas aparecem quando está em estágio avançado. Descoberta a tempo, tem 90% de chances de cura.

A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O exame de toque retal é indicado anualmente a partir dos 50 anos, ou a partir dos 40, caso esteja inserido em fatores de risco. Se detectado, o câncer deverá ser confirmado a partir de um exame de sangue. É importante destacar que o toque retal não pode ser substituído por nenhuma outra iniciativa, como ultrassom.

Sintomas de doença na próstata

Alguns dos sintomas mais comuns, que aparecem em estágio avançado, são: dificuldade de urinar, necessidade de fazer força para urinar, sensação de que a bexiga não se esvaziou completamente, problemas para manter a ereção, sangue na urina ou esperma e, na fase mais desenvolvida, dor óssea, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Tratamento

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o tratamento pode ser feito com cirurgia, radioterapia e hormônios, dependendo do estágio da doença. A previsão é de que um a cada seis homens desenvolvam a doença no País.

 

12_novembro-azul

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir